Alguns analistas afirmam textualmente que essa retirada de campo repentina do Dr. Carlos Tenório, é meramente estratégica. Alguns acham que essa situação (de descarte da candidatura para 2024), foi proposital principalmente depois que rodou nas redes sociais uma foto dele com ex-vereador Mário galinho. Gente próxima a Tenório afirma que ele não esconde o seu sonho de consumo de ser prefeito de Paulo Afonso. Aliás, esse sonho virou uma febre. O ex-ministro das Cidades, Mário Negromomnte, acalentou esse ideal por longos anos. Agora é o filho.
Alguns avaliam que Tenório quer mesmo é cativar o apoio de Luiz de Deus, para depois se lançar candidato oficialmente.
Com a retirada de Tenório de cena, Mário Galinho que provavelmente tinha o médico como seu possível vice, terá de construir grupo próprio, com nomes destacados da sociedade pauloafonsina e da região para a disputa da PMPA em 2024.
Tal situação ainda pode levar ao Galinho escolher para ser o seu vice em 2024, um nome destacado da sociedade civil pauloafonsina, mas que não esteja previamente inserido no contexto político local, mantendo a pegada outsider similar a de 2020, que quase trouxe a vitória a ele.