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Paulo Afonso - Bahia - 10/11/2022

Glória (BA): Final da 2ª fase do Soletrando, será no dia 25 de novembro

ASCOM – Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Glória – BA.
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Glória, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará no dia 25 de novembro de 2022, a final da 2ª fase do Soletrando – Projeto de leitura que traz como temática: SOLETRAR: aprimorando modos de falar e escrever. A 1ª fase do Projeto de Leitura aconteceu no mês de setembro nas Escolas Dionízio Pereira de Souza, Dom Mário Zanetta, CEAF e CEMEMFS.

O trabalho desenvolvido nas salas de aula nas etapas eliminatórias buscou desenvolver também o sentido amplo de educação e respeito pelos colegas. Os alunos tiveram a oportunidade de soletrar, participar e apresentar-se para os colegas e no momento em que escutam outros colegas soletrando, puderam refletir sobre o uso correto das palavras e melhorar o seu conhecimento.

A Secretária Municipal de Educação Deusângela Campos Bacelar, destaca que o Projeto Soletrando, realizado em toda as escolas do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino, significa mais do que um simples jogo de soletrar palavras: é um instrumento potente de múltiplas aprendizagens, que proporciona aos alunos momentos de alegria e de competição saudável. Além disso, desperta a aprendizagem e a reflexão sobre a língua materna: a Língua Portuguesa.

Para o Prefeito Davi Cavalcanti, “é de extrema importância que Secretaria Municipal de Educação, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciem aos educandos momentos que possam despertar nos discentes o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler”.

O propósito da SEDUC é aprimorar as habilidades linguísticas, aperfeiçoar a escrita e ampliar o vocabulário, estimulando os alunos para que pratiquem a leitura e a escrita, além de trabalhar a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. A competição oferece oportunidade de novas descobertas, pois os alunos fazem relações entre o significado das palavras. É um trabalho pedagógico que visa despertar o prazer pela leitura, melhora a concentração, a escrita, o vocabulário e consequentemente, a interpretação de textos.

Para a secretária Deusângela Campos, “é fundamental a realização de projetos como este, pois só reforçam a aprendizagem dos nossos alunos, principalmente, por trabalhar de forma interdisciplinar a leitura e a escrita, envolvendo toda a comunidade escolar da área rural e urbana e não apenas estudantes e professores, mas as famílias, uma vez que são convidadas a prestigiarem as performances de seus filhos na etapa escolar”.

A secretária ressalta que para a realização do Projeto, várias obras literárias foram e ainda serão lidas. “Na etapa escolar, os estudantes tiveram oportunidade de ler obras como Estelas Tortas, de Walcyr Carrasco; Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado; O fantástico mistério de feiurinha e Alice no País da Mentira, ambas de Pedro Bandeira; Vidas Secas, de Graciliano Ramos e, na etapa municipal, a obra escolhida foi O diário de Anne Frank em quadrinhos, de Ari Folman e David Polonsky”.

A leitura deve ser o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização e as escolas participantes terão a oportunidade de trabalhar as regras de maneira divertida e competitiva que instigará a todos os alunos. “Agora é hora de aguardar esse evento literário que, com certeza, é aguardado com muita ansiedade e expectativa pelos estudantes e comunidade escolar, pois além de uma emocionante competição, há evidência de melhora significativa da aprendizagem dos alunos”. Conclui Deusângela Campos.

A final da 2ª fase do Soletrando, no dia 25/11, contará com 16 finalistas, quatro de cada escola, na disputa pelo 1º lugar.


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