Entretanto, para que haja candidato único, será necessária articulação. O presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Pedro Macário Neto (DEM) deixa o cargo em dezembro.
Nos bastidores, o prefeito Luiz de Deus (PSD) atuou em contato com os vereadores da base para tentar viabilizar a manutenção de Macário na cadeira de presidente da Casa, mas foi voto vencido. O placar final ficou de 7 contra 8, portanto, insuficiente para mudar a lei. “Venceu o bom senso que permite a alternância de poder”, resumiu a vereadora Evinha Oliveira (SD).
Nos bastidores não é segredo para ninguém que o governo vislumbra a possibilidade de indicar a vereadora Irmã Leda para suceder Macário. A promessa teria partido do secretário/administrador do BTN. Luiz Humberto, que também acenou com a possbilidade de conduzir o vereador Bero do jardim Bahia ao cargo de presidente do Poder Legislativo.
Todavia, aliados do deputado Mário Negromonte Júnior (PP), que conduzem o processo de articulação, admitem que é possível ter duas ou mais candidaturas, mas destacam que embora o nome ainda não esteja definido, trabalham para que haja um acordo entre os colegas para que apenas uma candidatura seja apresentada para a votação que deve ocorrer antes do recesso de fim de ano.