É fato, o cenário político do município de Paulo Afonso sofreu alterações significativas desde a última eleição municipal (2020) até aqui, onde o antagonismo expoente, fez despontar do meio da sociedade, protagonistas que influenciam na ação prática de políticas públicas em favor da mesma, o que representa um avanço nas perspectivas de novos representantes que podem inaugurar um novo cenário político a partir de 2024.
Um desses protagonistas é Paulinho Santos (conhecido como Paulinho da Igreja), que foi candidato a vereador, pela primeira vez, nas eleições de 2020, pelo PODEMOS-19, partido do então candidato a prefeito Anilton Bastos, e do qual resultou na vitória de dois vereadores, Marconi Daniel (reeleito) e Gilmário Marinho. Paulinho ficou como primeiro suplente do partido, obtendo 636 votos nominais, tendo sido votado em quase todos os colégios eleitorais do município de Paulo Afonso, ele que tem forte penetração na área rural, onde acompanha mais de 35 comunidades como Ministro da Palavra e liderança católica.
Católico atuante, administrador, pós-graduado em Comunicação Pública e pós-graduando em MBA em Gestão de Projetos, hoje presta serviço como Assessor Técnico à Diocese de Paulo Afonso.
Paulinho é expoente na sociedade local, exercendo grande influência como formador de opinião, uma vez que ele é um grande comunicador, se fazendo presente em movimentos sociais e religiosos, utilizando muito bem as redes sociais, mantendo um canal no Youtube, onde posta vídeos motivacionais, shows musicais... e inaugurou a plataforma de Podcasts na cidade, entrevistando lideranças de diversos segmentos. No Instagram, tem diversos seguidores que interagem em suas postagens com temas sociais, religiosos e políticos; ele tem um excelente trânsito com empresários, público evangélico, políticos e a sociedade em si. Paulinho ministra palestras para jovens e agora está transformando o conteúdo de suas palestras e vídeos em um livro, que está sendo escrito por ele e o qual pretende lançar no próximo ano.
Paulinho (da Igreja) foi um dos principais apoiadores da candidata a deputada estadual, Ana Clara (esposa do ex-prefeito Anilton Bastos), nas eleições deste ano, transferindo centenas de votos para ela, como também para o deputado federal Bacelar (PV) – do qual tem uma grande afinidade e que já vinha levantando seu nome desde o ano de 2021, quando lhe foi direcionada uma Emenda Parlamentar para a formação de adolescentes e jovens em busca do primeiro emprego -, além de Otto Alencar, Jerônimo Rodrigues e Lula, aos quais não poupou voz para pedir votos em todo o município e fora.
De certo, Paulinho é uma figura expoente e de grande promessa para Paulo Afonso, que contribuirá com o avanço do município, pois defende pautas de grande relevância para a população, com políticas públicas que abrangem os segmentos mais diversos de nossa sociedade, o que ele já mostrou na participação de audiências públicas realizadas na cidade, entre elas a de Segurança Pública e da Causa Animal, cuja sua fala foi crucial para despertar a necessidade de um seminário ou fórum que tratará do assunto com mais profundidade; em 2019, articulou junto à Diocese Nossa Senhora de Fátima, o seminário sobre o Rio São Francisco, que teve como palestrante, o frei, Dom Luiz Capio.
Para ele, Paulo Afonso precisa de atores que sejam protagonistas de um novo tempo, face à triste realidade na qual estamos vivendo, segundo ele, um estado de estagnação, sem perspectivas que gerem credibilidade e segurança às pessoas de nossa comunidade pauloafonsina; e que não adianta ficarmos de longe aplaudindo ou reclamando da situação, precisamos pôr a mão na massa, criar, colaborar, ouvir e agir. Paulo Afonso merece ser tratada à altura de sua grandeza, nosso povo precisa chegar em outro patamar de vida, porque como vive hoje (principalmente o da área rural), não condiz com o que poderia ser. Temos um potencial enorme de uma economia rentável, de uma agricultura fortalecida, dos jovens despontando para um futuro próspero, acrescentou ele.
Paulinho não escondeu e disse que se for para ir ao mais alto grau da política municipal, ele irá, mas o tempo não pertence a ele, tudo é oportunidade e tudo está sob o olhar de Deus. A semente do “servir” já foi plantada.