Terminado o pleito eleitoral de 2022 os resultados no vizinho município de Glória, surpreenderam até mesmo os mais experientes no assunto. Diferente de 2018 quando oposição e situação estiveram do mesmo lado tanto em nível estadual quanto federal, agora em 2022 estiveram em lados opostos e quem saiu vitorioso, nesse caso, foi a oposição.
Enquanto o prefeito do município, David Cavalcanti (PP), e seu grupo amargaram a derrota do seu candidato a governador ACM Neto, a oposição celebrou a vitória do petista Jerônimo Rodrigues.
O detalhe é que o resultado em prol de Jerônimo foi acachapante, visto que o prefeito, não conseguiu transferir nem 30% dos votos para ACM Neto, enquanto a oposição destinou mais de 70% para o candidato governista.
Um fato curioso em relação aos posicionamentos políticos em Glória chamou a atenção. O vereador governista Paulo Gomes se rebelou contra seus aliados se recusando a apoiar o retorno do carlismo na Bahia, inclusive descartando qualquer possibilidade de apoiar a advogada e candidata a deputada estadual pelo (PP), Luiza de Deus, apoiada pelo chefe do executivo local. Paulo Gomes apoiou Jerônimo Rodrigues e diferentemente de toda a base, optou por apoiar o candidato a deputado estadual eleito, Niltinho.
Além do resultado para governador, o resultado das urnas para presidente foi ainda mais animador para a oposição, visto que Lula teve 88,58% dos votos, enquanto Bolsonaro, apoiado em nível nacional pelo PP (partido do mandatário local), não chegou a 12%.
A oposição comemora também a vitória do senador Otto Alencar, além disso, vale observar que no pleito deste ano, em nível estadual, o chefe do executivo local teve apenas uma vitória a comemorar: a do deputado federal Mário Negromonte Júnior . Já a oposição , além de eleger o governador e senador da república, conseguiu vitória animadoras também para as casas legislativas.
A vereadora Rita Oliveira apoiou o deputado federal reeleito Bacelar. O PT do vereador Valério José, comemorou efusivamente a reeleição do deputado estadual Paulo Rangel. Já o ex-vereador e postulante ao cargo de prefeito de Glória, Alex Almeida, fez cabelo barba.
Além da eleição do governador, Jerônimo Rodrigues e do senador Otto Alencar, também emplacou a vitória dos dois deputados: Otto Alencar Filho (federal), que foi o mais votado no estado superando a casa dos 200 mil votos, e o deputado estadual reeleito, Paulo Rangel. Importante observar que o PT de Valério José e o PSD de Alex Almeida, estiveram juntos apoiando Paulo Rangel. deixando nítida a impressão de que uma possível união em 2024, não está descartada.