O resultado do primeiro turno das eleições de 2022 em Paulo Afonso fez mais do que revelações. A editoria política do Site avaliou os resultados da votação na cidade e separou quem se saiu melhor nas urnas pauloafonsinas. Com isso, identificou quem já saiu na frente para a eleição de 2024, quando estará em disputa a Prefeitura de Paulo Afonso (o atual prefeito, Luiz de Deus , do PSD, não pode concorrer à reeleição) e as 15 vagas na Câmara Municipal.
Na eleição para prefeito, os potenciais candidatos mais promissores vêm da Câmara de vereadores. O ex-vereador Mário César Barreto de Azevedo, o Galinho, (PSDB) é um candidato natural. Seu concorrente mais próximo, Marconi Daniel Paulo (PV), fez mais de nove mil votos entre os pauloafonsinos, o que também o coloca como potencial candidato a prefeito.
Na ala conservadora, Mário Júnior (PP), que se reelegeu deputado federal, aparece como uma opção. O único empecilho para a candidatura de Mário Júnior é que o atual vice-prefeito, Marcondes Francisco, é visto como o sucessor natural e em tese, teria a preferência na disputa com apoio do prefeito Luiz de Deus. Todavia, há rumores de que o nome do Conde não é consenso entre os familiares do prefeito.
Com base nas projeções atuais, teremos três vereadores na disputa pela sucessão municipal em 2024. Evinha Oliveira, Jean Roubert e Marconi Daniel .Com isso, já teremos no mínimo três novas vagas no parlamento.
Com base nessa projeção, os nomes que começam a ganhar notoriedade para 2024 numa possível disputa por vaga na Câmara são: Luiza de Deus, Gabriel Negromonte, Leobson Teles, Jacques Fernandes e Maria Hélia.
Com o surgimento de eventuais candidatos potenciais, caso queiram permanecer competitivos em 2024, os atuais parlamentares terão que melhorar a performance e a qualidade de atuação sob pena de ficarem pelo caminho.