Já entrou no campo de visão dos políticos a discussão para a disputa municipal de 2024. É um efeito natural. E assim, já há políticos discutindo a possibilidade de candidaturas.
A dois anos das eleições municipais, já se iniciam as especulações sobre os nomes que buscam a sucessão nas principais prefeituras baianas. Em Paulo Afonso, já há movimentações e articulações. Políticos são unânimes em dizer que ainda é cedo para tratar do assunto, mas não negam que a vitória de Mário Júnior cria um ambiente favorável para uma campanha a prefeito em 2024.
Mas os resultados da eleição deste ano contribuíram para o fortalecimento de alguns grupos que também já colocam em debate uma possível disputa pela prefeitura de Paulo Afonso. Na oposição já se fala da possibilidade de Mário Galinho ainda ser o nome forte para concorrer ao cargo de prefeito em 2024. O PV também saiu fortalecido das eleições de 2022 e não deixará de participar de uma disputa pela Prefeitura de Paulo Afonso.
Entre os apoiadores de Marconi Daniel, tem quem aposte que ele será o candidato a prefeito. O parlamentar conta com o forte apoio e empenho do deputado federal reeleito, Bacelar. O vereador Marconi Daniel (PV) surge como uma opção para fazer oposição na cidade. O jovem político fez uma campanha este ano com ampla estrutura e costura de apoios, que pode lhe conferir potencial de ganhar a prefeitura da cidade em 2024.
Ainda em Paulo Afonso, nomes como o da vereadora Evinha Oliveira e do vereador Jean Roubert podem encabeçar uma candidatura oposicionista ao grupo de Luiz de Deus. A eleição de 2022 provou que o prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus (PSD), não teve grande força eleitoral e capacidade de transferência de votos. Se tivesse prestígio, teria conseguido transferir até 75% do seu capital político para a neta – mas não foi isso que se viu.