O resultado do primeiro turno das eleições de 2022 em Paulo Afonso fez mais do que revelar os eleitos. A editoria de política do Site separou quem se saiu melhor nas urnas pauloafonsinas.
Com isso, identificou quem já saiu na frente para a eleição de 2024, quando estarão em disputa a Prefeitura de Paulo Afonso (o atual prefeito, Luiz de Deus, do PSD, não pode concorrer à reeleição) e as 15 vagas na Câmara Municipal.
A próxima eleição para prefeito será apenas em 2024. Daqui a dois anos serão eleitos prefeito e vice-prefeito, além dos vereadores, por meio do voto dos eleitores pauloafonsino.
Na eleição para prefeito, os potenciais candidatos mais promissores vêm da disputa para deputado estadual e federal. O deputado federal reeleito, Mário Negromonte Júnior (PP), fez 14.562 mil votos em Paulo Afonso, um total que ainda é distante dos 23.015 mil votos que reelegeram Luiz de Deus em 2020.
Seu concorrente mais próximo, Mário Galinho (PSDB), fez 12.730 mil votos entre os pauloafonsinos, o que também o coloca como potencial candidato a prefeito. Galinho já tentou emplacar uma candidatura a prefeito e não deu certo. Outros nomes que aparecem são o vereador Marconi Daniel, a vereadora Evinha Oliveira, o vereador Jean Roubert, o vice-prefeito Marcondes Francisco e o ex-vereador Celso Brito Miranda que vai tentar viabilizar uma candidatura à prefeitura de Paulo Afonso.