O primeiro turno das eleições de 2022, disputado no domingo (02), teve políticos de grande projeção à frente na disputa presidencial e por diversos cargos na Bahia e no Brasil.
Na lista dos que não conseguiram se eleger ou seguir na disputa, porém, há figuras conhecidas dos eleitores, incluindo campeões de votos no último pleito, antigos governadores, ex-presidenciáveis e até mesmo um ex-Presidente da República. Fernando Collor ficou em terceiro lugar na disputa pelo governo das Alagoas, com 14,71% dos votos.
Na Bahia, medalhões da política não conseguiram se eleger, Marcelo Nilo, Josafá Marinho (Avante), Fabíola Mansur (PSB), Jusmari Oliveira (PSD), Marcelino Galo (PT), Jacó (PT) e o Soldado Prisco (União).
Enquanto isso, o ex-vice prefeito de Santaluz, Marcinho Oliveira (União Brasil), foi um dos fenômenos da “nova política” e chegou a Assembléia legislativa com o reforço de três vereadores governistas e o vice prefeito de Paulo Afonso, Leco, Jailson Oliveira, Zé de Abel e Marcondes Francisco. No total, Marcinho Oliveira foi o quarto parlamentar mais bem votado entre os 62 eleitos no Estado com 104.969 votos.