As eleições de 2022 ainda não acabaram, e estamos a viver um momento de grande importância no próximo dia 30 de outubro, frente ao que representa o atual pleito para Presidente da República.
Porém, já há um grande derrotado nessas eleições, são as pesquisas eleitorais! Salvo algumas exceções, as pesquisas desse ano de 2022 bateram recorde em quantidade de erros grosseiros, a ponto de surgir uma forte reação da classe política que provavelmente se transformará em projeto de lei que proibirá a divulgação das mesmas durante o período eleitoral.
Aqui na Bahia não foi diferente, aliás, esse fenômeno por aqui poderá afundar de vez os planos do ex-prefeito de Salvador candidato ao Governo do Estado ACM Neto. Isto porque eram exatamente as pesquisas de opinião seu trunfo, principalmente frente ao eleitorado do interior do estado para angariar apoios de lideranças, prefeitos e vereadores que agora demonstram enorme insatisfação com o herdeiro do carlismo, e sentindo-se enganados vários estão declarando apoio a Jerônimo Rodrigues ou abrindo mão de apoiar Neto, durante o segundo turno, lavando as mãos para o que vai acontecer nas eleições do Governo da Bahia.
Aliás, a única pesquisa que acertou em cheio o resultado na Bahia, realizada pelo Jornal A Tarde através do instituto Atlas/Intel foi chamada por ACM Neto de “enquete fake do PT” e motivo de gargalhada nas redes sociais dele e de seus apoiadores.
Esse cenário, frente ao resultado do 1º turno, favorece demais a candidatura do PT para vencer mais uma vez as eleições ao Governo do Estado. A Bahia terá pela primeira vez eleições em 2º Turno para Governador, e diante do que se apresenta é grande a probabilidade do professor Jerônimo Rodrigues ser o próximo Governador eleito da Bahia. E que fique claro, essa dedução final não está baseada em nenhuma pesquisa eleitoral.