Política

Paulo Afonso - Bahia - 03/10/2022

Mário Júnior se consolida como liderança e virtual candidato a prefeito em 2024

Luiz Brito DRT BA 3.913
Foto; Divulgação

Considerando que as pesquisas indicavam cerca de 35-36% para Jair Bolsonaro, surpreendeu o índice do atual presidente (mais de 43% dos votos válidos).  Contudo, a tendência é uma vitória do ex-presidente Lula no 2o turno, considerando o excelente índice alcançado no 1o turno (quase 48% dos votos) e o fato de boa parte (pelo menos 70% dos votos de Ciro e Tebet, que são de esquerda), irem para o ex-presidente Lula em um eventual 2o turno. Bolsonaro vai pagar caro pelos erros e declarações polêmicas durante a pandemia, por mais que faça um governo razoável e mais honesto que os anteriores.

Em nível estadual, surpreendeu a expressiva votação de Jerônimo Rodrigues que poderia ter vencido no 1o turno. O cenário do 2o turno leva a um ligeiro favorecimento para ACM Neto, considerando que boa parte dos votos obtidos pelo candidato João Roma vão para o ex-prefeito de Salvador; mas ainda considero essa eleição imprevisível, tendo em vista a proximidade que Jerônimo teve de vencer no 1o turno

No municipio, deu a lógica esperada - Mário Júnior se consolida como grande liderança local e pretenso candidato a prefeito de Paulo Afonso (com a maior votação entre todos os proporcionais e a maior votação entre os federais), sendo seguido de perto pelo seu xará Mário Galinho (que teve a 2a. maior votação entre todos os proporcionais e a maior votação entre os estaduais). Surpreendeu também a relativa baixa votação de Luiza de Deus na cidade (um pouco mais de 10.000 votos em Paulo Afonso, demonstrando o desgosto da população em relação ao grupo que atualmente administra a prefeitura e a ojeriza a certas atitudes da candidata advogada, que foi até bem votada fora da cidade).

Evinha Oliveira também surpreendeu positivamente, com mais de 8700 votos; e pode compor uma chapa tecnicamente imbatível com Galinho (sendo Galinho candidato a prefeito e Evinha candidata a vice). Marconi Daniel teve uma boa votação, mas de fato, acabou dividindo votos com a D. Ana Clara/Anilton Bastos (cujo agrupamento saiu, por sua vez, muito desidratado dessa eleição, tendo em vista os mais de 18000 votos só na cidade de Paulo Afonso na última eleição)

Considerando os resultados das eleições, se desenha o seguinte cenário:

1- Grupo de Situação: Mario Junior candidato a prefeito e alguém da família dos Deuses como candidato a vice (não pode ser Luíza devido a restrição eleitoral) - opções: Carlos Tenório? D. Ana Clara (possível retorno de Dr. Anilton ao grupo)?

2- Grupo da oposição: Necessidade de composição entre Mário Galinho, Evinha e possivelmente Marconi Daniel para que possam derrotar o grupo da situação

3- Dr. Juliano Medeiros como candidato vinculado a direita bolsonarista em Paulo Afonso



Últimas

10001 até 10020 de 10371 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados