Economia

Paulo Afonso - Bahia - 09/09/2022

Consórcio de Desenvolvimento do Sertão Baiano discute a implantação do Serviço de Inspeção Municipal

Luiz Brito DRT BA 3.913
Foto: Divulgação

Aconteceu nesta última quinta-feira 08/09, no auditório da Câmara de Vereadores de Abaré, das 09 às 12 horas, mais uma reunião do Consórcio De Desenvolvimento Sustentável do Sertão baiano que é composto pelos municípios de Jeremoabo, Pedro Alexandre, Santa Brígida, Paulo Afonso, Glória, Rodelas, Chorrochó, Macururé e Abaré.

A reunião foi presidida pelo Secretário Executivo do Consórcio Wanderley Vieira que apresentou aos Secretários de Agricultura e Vereadores(as) dos municípios de Rodelas, Abaré, Chorrochó e Macururé a importância da adesão ao Serviço de Inspeção Municipal – SIM, ainda neste exercício de 2022, bem como a importância sócio econômica e os benefícios na geração de empregos e distribuição de renda para as pequenas agroindústrias que processam produtos de origem animal na região com a abertura de novos mercados formais , inclusive o mercado institucional da merenda escolar. Na sequência, o Articulador Territorial da SEPLAN/Ba, Sr Marciel Pereira da Silva falou da importância da política pública para o fortalecimento do território.

O Médico Veterinário, Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento e Consultor em Qualidade de Alimentos Anttonio Almeida Júnior, falou dos próximos passos a serem tomados pelo Consórcio bem como da importância do SIM para “garantir a segurança alimentar e a saúde pública das populações dos municípios consorciados”. Para Almeida Júnior “se faz necessário a aprovação do Programa do SIM pelo Conselho do Consórcio para dar-se os próximos passos e montar e contratar a equipe técnica que vai cuidar da implantação do sistema, o estabelecimento das parcerias com o Ministério da Agricultura (MAPA) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), a identificação das atividades a serem atendidas pelo SIM e, se iniciar as campanhas educativas de combate a clandestinidade no processamento e comercialização de produtos de origem animal e de capacitação das equipes para o efetivo trabalho do SIM consorciado”.

O técnico Fábio Alves do SEBRAE/Ba apresentou a sugestão da nomeação pelas prefeituras dos Agentes de Desenvolvimento para acompanhar as políticas públicas previstas nas leis do micro e pequenas empresas já aprovadas pelos municípios do território Itaparica, bem como do apoio do Sebrae.

Ao final do encontro ficou pactuado pelos presentes o compromisso de “fazerem a tarefa de casa” para agilizar e regulamentar a criação da Lei do SIM nos municípios. O Coordenador Executivo Wanderley Vieira agradeceu a presença de todos e disse esperar que na próxima reunião do Conselho do Consórcio do Sertão baiano, que deverá acontecer em outubro próximo, já se tenha a “aprovação pelos Prefeitos do Programa do SIM para já se ter início às ações operacionais da implantação nos municípios consorciados”, finalizou.



Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados