PAULO AFONSO- Cerca de 40 famílias vivem da renda gerada na Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso (ARPA), situada nas proximidades do bairro Barroca, a cooperativa que emprega catadores e catadoras da cidade e, para além de propiciar a dignidade do trabalho, tem impacto importante na gestão do lixo municipal.
Nesta terça-feira (07), a vereadora Evinha (Solidariedade) candidata a deputada federal, esteve na ARPA, conversou com os trabalhadores, viu as oportunidades de negócios gerados a partir do lixo e as condições dos trabalhadores que lidam com material reciclável.
“Nós sabemos que há uma grande quantidade de catadores anônimos que também compõe esse elo econômico; eu vim conhecer o trabalho aqui na ARPA para saber como posso ajudar pensando no futuro mandato na Câmara Federal, a tendência é que essa cooperativa cresça”, comentou Evinha.
As preocupações dos trabalhadores são relativas à segurança no trabalho, EPIs e previdência. “A legislação felizmente está acompanhando e contemplando o trabalho de reciclagem, então nós precisamos atualizar os trabalhadores sobre os seus direitos”, resumiu Evinha.