Os diretórios municipais dos partidos políticos, em Paulo Afonso, já começam a se articular para as eleições deste ano, quando serão eleitos, o presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e federais. Atualmente, a cidade do bem o de avanço, tem apenas um representante na Assembleia Legislativa e um na Câmara Federal.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Paulo Afonso terá aproximadamente 70 mil eleitores aptos a votar nas eleições deste ano, o número é suficiente para que a cidade consiga eleger representantes na Assembleia Legislativa além do deputado Paulo Rangel. No entanto, a quantidade de lideranças que, supostamente, já são candidatas, pode atrapalhar Paulo Afonso de conseguir eleger seus representantes.
Apesar das constantes reclamações de lideranças políticas e da classe empresarial de Paulo Afonso, de que é preciso aumentar a representatividade política da cidade, não existe união política para isso. Basta analisar as últimas eleições e ver a quantidade de candidatos da cidade. Além disso, os próprios representantes políticos de Paulo Afonso apoiam candidatos de outras cidades, fazendo com que o município corra o risco de não eleger nenhum representante em nível local.