Política

Paulo Afonso - Bahia - 17/08/2022

Com seis candidatos locais é pouco provável que algum nome tenha chances reais de ser eleito em Paulo Afonso

Luiz Brito DRT BA 3.913
Foto: Divulgação

Paulo Afonso terá pela primeira vez seis postulantes a deputado estadual. Entre as novidades está o lançamento das candidaturas de Maria Hélia pelo PSC, Ana Clara Moreira pelo MDB e a advogada Luiza de Deus (PP). Fato curioso é que com este número de candidaturas locais é pouco provável que algum dos novos nomes tenha chances reais de sair “eleito de Paulo Afonso”, coisa que seria possível se os políticos locais se unissem para lançar apenas 2 estaduais. Afinal, Paulo Afonso possui cerca de 82 mil eleitores, um colégio eleitoral capaz de eleger dois deputados estaduais com relativa folga.

Mas como ocorre em toda eleição, a falta de união local para selecionar bons nomes e a grande quantidade de nomes de fora que caçam votos na cidade faz com que os votos locais sejam pulverizados por centenas de candidatos. Alguns nem mesmo conhecem Paulo Afonso, mas receberão votos de nossa cidade.

Este ano, a grande quantidade esperada de candidatos locais, pode fazer com que a maioria dos votos locais fique por aqui, contudo, sem chance de eleger alguém verdadeiramente representante de Paulo Afonso. Segundo três fontes, ligadas a partidos diferentes na cidade, é muito possível que dos 60 a 70 mil votos válidos que se espera apurar nas eleições de 2022, 60% deles sejam dados a candidatos locais. Se realmente isso ocorrer será uma grande valorização dos nomes locais. E claro, com impactos diretos nas eleições de 2024. Afinal, um candidato a deputado que perde em 2022 com 5 mil votos em Paulo Afonso pode ser um candidato em potencial  a vereador em 2024. Já um candidato a deputado que perde em 2022, mas conquista mais de 10 mil votos, pode ser candidato a prefeito ou vice em 2024.

 


Últimas

1 até 20 de 10372   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados