Na eleição de outubro serão escolhidos novo presidente, senadores, governadores, deputados federais e estaduais. Atualmente, apenas o deputado Mário Júnior, o capitão Paz e a vereadora Evinha Oliveira, são os únicos que em nível federal, originalmente representam Paulo Afonso
Para um município, mais importante são as escolhas dos deputados federais e estaduais, que farão a ponte entre a população e os governos. Em 2018, 473 candidatos e candidatas concorreram à Câmara Federal pela Bahia. Desse total,no mínimo 30% tiveram votos em Paulo Afonso. Quase todos os 39 eleitos receberam votos aqui. Todavia, de lá para cá, com exceção de alguns, poucos deles foram vistos no município.
Uma das deputadas eleitas, a professora Dayane Pimentel abocanhou 2.941 votos. De lá para cá, não foi vista na cidade. Igualmente os deputados Aleluia e Caetano, que juntos foram generosamente votados por quase 10 mil eleitores pauloafonsinos, certamente com a proximidade da eleição, poderão voltar a “dar as caras” em breve. Contudo, não é uma situação isolada.
Destaco aqui os deputados que, até o momento, contribuíram diretamente com o município com a destinação de emendas parlamentares : Paulo Rangel, Daniel Almeida, Jacó do PT, Bacelar e Zé Neto (PT).
Comumente, o eleitor esquece ou não acompanha o político a quem que confiou o voto e, por isso, não percebe o descompromisso de grande parcela deles com o seu eleitor e o município.
A eleição de 2022 está cada vez mais próxima, as articulações estão a todo vapor nos bastidores. Com isso, em busca da manutenção do cargo, novamente as figuras devem aparecer pela cidade.