Política

Paulo Afonso - Bahia - 01/07/2022

Inglês no meu Bairro – Projeto criado na gestão anterior abre portas para jovens e adolescentes de Paulo Afonso

Por Washington Luís
Foto: Divulgação

Falar inglês, há muitos anos não é uma prática exclusiva de quem nasce na Inglaterra, Estados Unidos ou em outros seis países onde o idioma é oficial.

Em 2014, essa realidade motivou a então secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira a criar um projeto que permitisse aos jovens de Paulo Afonso, a oportunidade de dominar a língua inglesa.

Desde então, o projeto Inglês no meu Bairro tem enriquecido o currículo de centenas de jovens e adolescentes de 15 a 29 anos. O curso ofertado gratuitamente, com carga horária de 140h e duração de 12 meses, desenvolve no seu público-alvo o gosto pelo inglês, considerando a importância do idioma nos dias atuais.

Alexandre Bezerra, morador do bairro Tancredo Neves I, filho dos ex- funcionários da Prefeitura, Vital e Vilma, participou do projeto em 2018, quando tinha 19 anos. Hoje, aos 23, com emprego formal e cursando computação no IFBA, ele reconhece a importância do que aprendeu, os benefícios que surgiram, e se declara eternamente grato a Ana Clara Moreira, pela oportunidade.

“Foi uma grande oportunidade que eu tive, de aprender um idioma que faz parte do nosso cotidiano. Hoje, eu faço um curso de computação, e com certeza, teria dificuldade de entender as lições, se não tivesse feito o curso do programa Inglês no meu Bairro. Dona Clara tem um significado especial na minha trajetória, porque foi ela que viu a necessidade de criar um projeto para ajudar as pessoas que não têm condições financeiras de arcar com os custos de um curso de inglês”, afirma.

Outra lembrança que Alexandre guarda do programa é o coral formado por ex- alunos para se apresentar no projeto Natal Social, também criado por Clara. Ele lembra que, além de cantar no coral, os integrantes eram convidados para as aberturas e conclusões dos cursos seguintes.

“Toda vez que havia solenidade de abertura e conclusão, dona Clara fazia questão de convidar a gente para cantar, como uma forma de incentivar os novos alunos e mostrar que, quando acreditamos, é possível alcançar o objetivo”, reitera.

Para Ana Clara Moreira, os resultados de um trabalho de dez anos, voltado principalmente para a população de menor poder aquisitivo, são a prova do dever cumprido. A assistente social vê o reconhecimento das pessoas alcançadas pelas diversas ações de sua gestão como um lembrete de que a assistência social, assim como saúde e educação, deve ser vista pelo Poder Público como prioridade.

“Eu me emociono ao ouvir depoimentos como o de Alexandre. É a comprovação de que cumprimos com nosso dever de ofertar um trabalho social de verdade e com resultados gratificantes”, diz.

Segundo a coordenação do programa Educação Inclusiva, atualmente o curso do projeto Inglês no meu Bairro está sendo ministrado simultaneamente nos bairros Moxotó Bahia e Tancredo Neves I.


Últimas

161 até 180 de 10373 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados