Finalmente, nesta segunda-feira (23) começaram a ser retirados os tapumes de madeira que, por mais de 30 dias, isolaram um dos passeios laterais da ponte de acesso à Ilha de Paulo Afonso. Depois da conclusão dos trabalhos no lado direito, no sentido BA 210 / rodoviária, onde foi colocada a tubulação do novo sistema de abastecimento de água da cidade, o lado oposto também foi modificado, com a elevação do passeio e colocação de novos corrimões de aço carbonizado.
Com a conclusão dos serviços, os transtornos decorrentes da interdição da passarela, que não podia ser liberada antes da colocação dos corrimões, devem desaparecer, uma vez que a pista central volta a ser utilizada apenas por carros, motocicletas, bicicletas e carroças de tração animal.
De volta à normalidade, outra deficiência que deve ser corrigida é na iluminação da ponte. Durante o período da obra, quando a fiação elétrica foi cortada para a elevação da mureta, cerca de 50% das luminárias de LED ficaram apagadas.
Mas o maior prejuízo causado por essa importante obra, foi a perda de uma vida. Na madrugada do dia 25 de abril, no centro da ponte, uma violenta colisão entre duas motocicletas vitimou Francisco de Assis (Naldo).
A obra de ampliação do sistema integrado de abastecimento de água de Paulo Afonso, está sendo executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) com investimentos de R$ 75,3 milhões (fonte:Gov./BA).
O projeto prevê a ampliação da estação de tratamento de água do bairro BTN, a recuperação de uma estação de bombeamento e a implantação de uma nova estação, a construção de um reservatório no bairro Jardim Aeroporto, com capacidade de mil metros cúbicos, além da implantação de 12 quilômetros em adutoras de água tratada. Diversos bairros da cidade serão beneficiados, como Jardim Aeroporto, Clériston Andrade, Siriema, Jardim Bahia, Moxotó Bahia, Barroca, Centro Comercial, Perpétuo Socorro, BNH, Caminho dos Lagos, Abel Barbosa, Alves de Souza, Vila Nobre, Centenário, Sal Torrado e Fazenda Chesf.