Pesquisa realizada entre os dias 13 a 16 de maio mostra que Lula poderá sim ser decisivo nas eleições para Governador da Bahia.
Enquanto ACM Neto, que está em campanha desde o final do ano passado, lidera com folga quando os nomes são apresentados isoladamente, na pergunta em que Jerônimo é apresentado como candidato de Lula e Neto é apresentado como autônomo quanto ao apoio dos presidenciáveis, a distância entre os dois é de apenas 6%, com Neto tendo 43% das intenções de voto e Jerônimo 37% isso com apenas 1 mês de lançamento de seu nome como candidato do PT.
O crescimento do candidato petista é impressionante e já acendeu a luz de alerta da campanha de Neto, que recentemente promoveu a troca do seu candidato a Senador, saindo o Vice-Governador João Leão para dar lugar a seu primogênito e Deputado Federal Cacá Leão.
Se a troca foi motivada apenas pela tendência de queda apresentada na pesquisa não se sabe, mas já dá para cravar que o quadro na Bahia está indefinido e que o fator “Lula” poderá sim ser decisivo para definir o novo morador do Palácio de Ondina.
A pesquisa ouviu 1.140 pessoas que residem na Bahia, face a face, entre os dias 13 e 16 de maio. A margem de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada na Justiça Eleitoral com o número BA-03239/2022 e BR-02283/2022.