Política

Paulo Afonso - Bahia - 17/05/2022

Usuárias do CRAS do bairro Prainha desaprovam mudanças do local e horário dos eventos

POR WASHINGTON LUÍS
Foto: Divulgação

Mulheres idosas que participam do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Prainha discordam do novo formato das atividades que estão sendo reorganizadas após dois anos de recesso, em virtude da Covid-19.

Segundo algumas integrantes do grupo, que preferem não se identificar, entre as modificações que não agradaram, estão as atividades do ‘Chá Dançante com a Melhor Idade’. O evento foi criado em 2009, na gestão do prefeito Anilton Bastos, tendo à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) a então primeira-dama do Município, Ana Clara Moreira.

O objetivo era promover a integração social do público-alvo, reunindo periodicamente os grupos atendidos pela rede socioassistencial. O ‘Chá dançante’ também celebrava as datas comemorativas, como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, São João e Natal. Nos encontros, os idosos se divertiam com música ao vivo e recebiam total atenção das equipes, com transporte de ida e volta e lanche.

Atualmente, segundo as próprias usuárias, no retorno pós-pandemia, mudaram, não só o endereço do programa, mas também o local e o nome dos encontros, que ainda não tem uma denominação definida. Outra deficiência observada é na quantidade e na qualidade das comidas servidas, que diminuiu bastante em relação aos primeiros anos.

“Nosso ‘Chá Dançante’ que era motivo de muita alegria para todos os idosos, agora virou uma ‘palestra’, realizada nas quintas-feiras, no auditório da Praça CEU. Como é no horário da manhã, muitas vezes, quando a gente chega ao CRAS, o ônibus já tem saído, porque a dona de casa não pode sair antes de fazer suas tarefas”, disse uma participante.

Outra usuária confirmou a observação da colega, mas não considerou uma perda tão grande:

“Quando não conseguimos ir não perdemos muita coisa não, porque os eventos já não têm a mesma animação daquele tempo de doutor Anilton e dona Clara. Eles sempre participavam, dançavam com a gente, tiravam fotos, mas nos últimos anos, poucas vezes vimos o prefeito aparecer, e até a secretária, quando aparece não fica até o fim da festa”.

Segundo as idosas, a justificativa para as modificações, apresentada pela coordenação do programa, é de que somente após a inauguração do novo endereço do CRAS, que passou a funcionar na Rua Abílio Teixeira, a programação será redefinida e entregue o novo uniforme aos usuários. No momento, o imóvel está passando por obras de reforma e adequação.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são equipamentos públicos criados no governo Luiz Inácio Lula da Silva, através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com o propósito de fornecer apoio e proteção assistencial a pessoas que residem em áreas consideradas de vulnerabilidade social. 

Das cinco unidades existentes em Paulo Afonso, três foram criadas no governo de Anilton Bastos, durante a gestão de Ana Clara Moreira como secretária municipal de Desenvolvimento Social.


Últimas

21 até 40 de 10376 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados