Mais um passo para melhorar os índices da rede municipal foi dado na manhã desta segunda-feira (16), com a entrega do material didático da editora FTD para os alunos do 2º ao 9º ano da rede municipal. Os novos livros vão reforçar o aprendizado e dar suporte aos professores neste retorno de volta às aulas presenciais pós-pandemia.
A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta segunda-feira (16), na Escola Higino Gomes de Sá, com a presença do vice-prefeito Marcondes Francisco, a secretária de Educação Elza Brito, o subsecretário Pedro Gomes, servidores, alunos e pais. Os estudantes da unidade foram os primeiros a serem contemplados, mas o material será distribuído para cerca de sete mil alunos.
De acordo com a secretária de Educação, Elza Brito, dentro do planejamento e com esse retorno das aulas presenciais foi pensada uma intervenção pedagógica que tivesse efeito em relação às lacunas de aprendizagem que os alunos trazem no pós-pandemia. “Após todo um planejamento, adotamos esse material didático que vai dar suporte tanto ao professor como ao aluno, considerando também as aprendizagens essenciais. Todo o trabalho será monitorado, articulado junto com a secretaria e com as equipes de profissionais das escolas, dando enfoque a esses conteúdos essenciais da aprendizagem”, explica.
“O município, preocupado com o índice, faz com que os estudantes possam receber esses livros que irão ajudar nas provas de português, matemática, ciências humanas e da natureza, além de coordenadores pedagógicos. Tenho certeza que esse material será mais uma ferramenta importante para o aprendizado”, diz o vice-prefeito Marcondes Francisco.
Além do material para os alunos, a Seduc realizou em abril, um encontro formativo-Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em foco-FTD, onde foram contemplados 460 professores de português, matemática, ciências humanas e da natureza, além de coordenadores pedagógicos, que estarão preparando ao longo do ano letivo alunos para a prova Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
O professor Edmilson Santos parabenizou o prefeito Luiz de Deus e a Sedu pela aquisição do material e pela formação dos profissionais. “Gostaria de agradecer ao prefeito e a secretaria de Educação, por ter adquirido essa parceria com a FTD, trazendo matérias que vão apoiar os professores com o trabalho de capacitação com os alunos para esse momento que é o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Vejo que a Seduc está preocupada com ensino, com essas lacunas que a gente está percebendo, principalmente nessa retomada do ensino presencial, que a aprendizagem foi defasada nesse período de ensino remoto, devido a pandemia, e agora estamos retomando com esses material para fortalecer a aprendizagem dos nossos alunos”, diz.