Se hoje a emancipação política do município é uma realidade, deve-se agradecer a algumas personalidades, dentre elas, essa cearense de Juazeiro do Norte, que chegou a Paulo Afonso em 11 de setembro de 1950.
Um dos ícones da política pauloafonsina, Risalva Maria de Toledo, se apresenta com aparência bem debilitada. Sem dúvida, aos 95 anos, anos de vida intensa e de grandes serviços prestados ao município de Paulo Afonso, é uma mulher diferente daquela que o pauloafonsino se acostumou a ver.
Dona Risalva notabilizou-se pelo empenho na luta pela emancipação política de Paulo Afonso, junto a Abel Barbosa e outros baluartes. Seus feitos são notórios e não devem ser esquecidos como aconteceu com o saudoso Abel Barbosa e Silva.
Em sua história também consta sua eleição para vereadora (2001/2004) e vice-prefeita no primeiro mandato de Luiz Barbosa de Deus. Há o episódio em que Dona Risalva antes de tudo era proprietária do Bazar das novidades, localizado na avenida Getúlio Vargas, onde atuava com o marido Raimundo Toledo.