Nesta quarta-feira (20), foi realizada uma palestra no Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) sobre a Entrega Legal. O programa visa conscientizar a sociedade sobre a legalidade da entrega das crianças pelos seus genitores à Justiça da Infância e da Juventude para adoção.
A palestra, que foi ministrada pela Juíza da Vara da Infância e Juventude, Janaína, foi destinada para os profissionais para que possam ser instrumento de conscientização das famílias, evitando que as crianças sejam abandonadas e tenham a possibilidade de serem adotadas legalmente. “Os profissionais de saúde são os primeiros a terem contato com as gestantes e as mães e podem orientar sobre aquelas que por algum motivo não desejam ficar com a criança. Essa capacitação é de extrema importância porque permite novos futuros e novas histórias para as crianças”, diz o secretário de Saúde, Adonel Júnior.
“Falamos sobre a Entrega Legal, que é quando mães ou gestantes que tenha acabado de ter um filho, tem o direito legal de entregar a criança à Justiça da Infância que vai destinar para um casal previamente habilitado, que já tenha passado por curso, tenha certificado e que está apto a ser pai ou mãe daquela criança. Então o nosso objetivo é garantir esse conhecimento aos profissionais de saúde, de que as pessoas têm esse direito legal, mas a entrega tem que ser feita por meio da Justiça da Infância que vai fazer a adoção legal”, explica a juíza Janaína.