Para quem aposta na divisão de forças entre o deputado Paulo Rangel (PT) e o deputado federal Mário Negromonte (PP), ambos aliados do governo estadual, pode estar enganado. A companheirada pode se aliar ao PP e em 2012 apresentar o candidato a vice prefeito. Já falaram no nome da psicóloga Marileide Luna Brasil como uma das opções do PT para a prefeitura. Nesse novo panorama, argumentam que Luna Brasil pode vir a ser a vice numa possível composição com o PP.
O oposto / Ainda ressabiado da derrota das urnas, o ex-prefeito Raimundo Caíres Rocha (PMDB) anunciou que vai fazer oposição ao governo municipal. E para isso vai se juntar aos que se opõem a administração petista para discutir e elaborar "um novo papel para oposição". Veremos o resultado disso.
Ficou na promessa / O presidente da Câmara de Paulo Afonso, vereador Antonio Alexandre (DEM), vai concluir o seu mandato em dezembro e sai sem sentir inveja de nenhum outro ex-presidente. Todos eles prometeram a Câmara itinerante e não cumpriram. Alexandre sai com outra promessa não realizada: O concurso público para a câmara.
Em segredo / A eleição é em 2012, mas desde já comenta-se que uma ala da oposição local vai para as urnas apoiando, para prefeito de Paulo Afonso, o engenheiro elétrico e ex-prefeito de PAF, Paulo de Deus. Resta saber se conversaram isso com PD. Outra coisa, custa crer que Paulo de Deus vai se indispor com o irmão Luís de Deus, que embora tenha afirmado que não vai mais se candidatar a nada, é o coringa que o DEM dispõe sem guardar nenhum segredo, em caso de Anilton não acenar pela disputa à reeleição.
Sem saída / Para acomodar o 3º suplente na vaga de Antonio Alexandre, que vai se licenciar da casa por 120 dias para tramento de saúde, a cúpula do DEM vai ter que "rebolar" . O problema é que Angelo Carvalho ficou na segunda suplência. Ou seja, se o presidente Antonio Alexandre (DEM) mexer os pauzinhos para fazer Ismaias Reis assumir o mandato, terá primeiro que garantir a cadeira de Angelo.
Em foco / Pelo que se percebeu da oposição na Câmara de Vereadores nestes primeiros dias pós-eleição, é que os problemas de Paulo Afonso serão palco de insuflados discursos naquela Casa legislativa. Aliás, se o foco for mesmo Paulo Afonso, de olho nas eleições de 2012, não faltaram problemas para a oposição bater.