Nos últimos anos se aprofundou o debate entre a velha e a nova política, mas na prática pouca coisa mudou. Porém, em Pedro Alexandre é indubitável negar que três vereadores ganharam notoriedade no município como novas lideranças. O equilíbrio político e apoio popular à oposição, são fatores fomentados pelos Vereadores, Arquimedes Gregório, Joab Utai, e Alfredo de Dinalvo.
Primeiro a se declarar contrário ao executivo, Arquimedes Gregório não tem medido esforços em direcionar duras críticas ao comportamento do atual administrador. O parlamentar defende a candidatura do deputado federal Marcelo Nilo, como vice-governador na chapa liderada pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.
Gregório ressalta que se for necessário não medirá esforços em fiscalizar e formalizar denúncias junto a administração do prefeito Yuri Andrade (PP). ao MP, MPF, TCM e TCU. Gregório enfatiza que não vê avanço na gestão do município
“Não adianta apenas esbravejar, temos que propor, faz parte do papel do vereador ajudar na busca de solução para os problemas do município”, finalizou.