De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), em comparação com os exercícios anteriores, o percentual de abatimento para quem pagar logo o imposto dobrou: até 2021, o desconto no início do ano era de 10% para o pagamento antecipado.
Quem deixar para fazer a quitação integral do IPVA na primeira cota do parcelamento, cuja data varia de acordo com o número final da placa do veículo, também terá o dobro de desconto em comparação aos anos anteriores. O abatimento, que neste caso era de 5%, em 2022 será de 10%.
Este ano, além disso, o parcelamento, que poderá ser feito a partir de março, traz outra boa notícia para o contribuinte: a opção de dividir o pagamento do imposto em cinco vezes, número também maior que as três vezes dos anos anteriores.
"Neste ano, diante do difícil momento pelo qual passa a economia brasileira, o Governo do Estado ampliou em 100% os descontos no pagamento do IPVA e aumentou o número de parcelas para quem prefere dividir imposto como forma de melhorar as condições disponíveis para o contribuinte”, explica o diretor de arrecadação da Sefaz-Ba, Augusto Guenem.
O diretor do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito), Rodrigo Pimentel, ressalta que o desconto de 20% é vantajoso para quem pode quitar o imposto no início do ano. Contudo, lembra que as possibilidades de pagar com 10% de desconto ao longo do calendário ou de forma parcelada também representam boas opções para quem não possui uma reserva financeira no momento.
Mais informações no site www.sefaz.ba.gov.br, pelos telefones 713319-2501 e 08000710071 ou pelo faleconosco@sefaz.ba.gov.br.