É simplesmente horrível aquela sensação de não saber se vou chegar no final do mês com dinheiro suficiente para pagar as minhas contas. E pior ainda, é se terei dinheiro suficiente para pagar os colaboradores, fornecedores ou estarei somente aumentando minhas dívidas. É simplesmente horrível!!!
Aprender a vender mais e saber precificar de forma correta os produtos ou serviços faz parte dessa equação, pois acredito que “não devemos colocar o carro na frente dos bois”, pois antes de propor um remédio devemos sempre entender qual é a verdadeira doença e o seu motivo ou causa. Daí, lhe apresentaremos 13 ações que os gestores de empresas devem executar para melhorar suas vendas.
Avaliar a localização da Empresa: Saiba escolher muito bem, pois depois de ter investido em implantação, reforma ou ampliação fica muito difícil ou dispendioso desfazer. Se este é o seu real problema, valorize muito os 12 próximos, pois irão te ajudar a resolver ou minimizar o impacto desse complicado problema;
Criar seu Canal de distribuição: É bom sempre analisar, pois esta ação pode reinventar seu negócio, ainda mais nesse período de pandemia, será que não estou precisando buscar parcerias para melhor distribuir meus produtos?
Montar técnicas de vendas ou comerciais: Deve-se não confundir com marketing, pois este procura atrair pessoas para o negócio, já as técnicas de vendas servem para converter estas pessoas atraídas em clientes, daí muitos micros e pequenos empresários deixam de montar estratégias de negociação e fechamento de vendas para garantir a presença destes;
Buscar um diferencial competitivo: Para isso é essencial fazer-se uma pergunta importantíssima, por que o seu cliente deve comprar a você e não ao seu concorrente? Saliento que ter o melhor produto ou atender melhor seu cliente não é diferencial, isto é obrigação. Diferencial é ter algo que torne sua empresa especial, aquilo que você resolve de forma única. (Essa é a ação mais importante para as vendas);
Falta de foco: Você precisa definir uma “persona” ou um público-alvo, o fato de muitas vezes querer atingir a todos os públicos possa ser o princípio do seu fracasso. Daí é importante você conhecer e determinar quais são os motivadores ocultos, ou seja, qual é o verdadeiro desejo e necessidade que a pessoa está tentando suprir através da sua empresa. “As pessoas não compram produtos, eles adquirem uma melhor versão delas mesmas”;
Maior presença digital: É imprescindível está bem estruturada e familiarizado em todas as redes sociais (Google empresas, instagram, facebook, youtube, WhatsApp, etc.), além de ter seu próprio site;
Sempre anunciar: É ter estes recursos supracitados, mas estar utilizando destes de forma eficiente, criando conteúdos que atraiam os seus seguidores e possíveis clientes;
Buscar experimentações: Fazer testes, experimentar resultados, somente com estes é que iremos de fato conhecer melhor a aceitação do nosso produto e o seu mercado. “Testes superam discussões”, precisamos acabar com as adivinhações;
Utilizar gatilhos mentais: Utilizar o marketing de influência, fazer com que as pessoas se sintam especiais em poder adquirir os produtos ou serviços. Você poderá dobrar suas vendas, sabendo utilizar de forma inteligente essa ação;
Empregar Copywriting: É ter um discurso ou uma escrita persuasiva (se está lendo até agora é porque conseguimos), ou seja, é de forma persuasiva você conquistar a atenção das pessoas. “A moeda mais escassa do mundo é a atenção das pessoas”, as empresas do mundo inteiro procuram isto a todo tempo dos seus clientes;
Vender preço sem valor: É você aprender a mostrar a importância do seu produto ou serviço antes de falar do preço destes a seus clientes;
Conquistar credibilidade: É você de alguma forma buscar a todo tempo nutrir o seu relacionamento com seu cliente, procurando a todo tempo construir essa confiança. Consistência no padrão de qualidade é um ato indiscutível para esta conquista.
Aplicar o Overdelivery: Procurar a todo tempo superar as expectativas do seu cliente, deixá-lo encantado e procurar sempre entregar a mais do que seu cliente espera.
Estas ações aumentam suas vendas, não somente para novos clientes, mas também para quem já é seu cliente. Então reúna e discuta com sua equipe, quanto mais pessoas pensarem juntas melhor, chame alguém com experiência em marketing ou vendas, discuta a fundo, priorize as ações mais importantes, construa um plano de ação e aja com todo o comprometimento, pois trata-se de sua empresa.