Aprovado pela Câmara Municipal, o projeto de lei do vereador Dr. Sidnei dos Reis Macêdo (REPUBLICANOS) que institui a presença de um profissional de saúde nas viagens que conduzem pacientes do TFD a outros estados, virou lei, depois de ter sua sanção publicada nos atos oficiais do Executivo.
As viagens de pacientes do TFD em Jeremoabo a partir de agora deixam de ser um desafio diário para se tornar realidade. O projeto de Lei, de autoria do vereador Dr. Sidnei, aprovado por unanimidade na Câmara e sancionado pelo prefeito Derisvaldo José dos Santos (PROGRESSISTAS), prevê o acompanhamento de um profissional de saúde aos pacientes que precisem se deslocar para outro município para tratamento de saúde, por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Acho que o atendimento humanizado é muito importante, principalmente porque os pacientes que procuram pelos serviços na área da saúde estão realmente precisando de ajuda, e quando eles precisam não por vontade própria, se deslocar da sua cidade, eles querem ser atendidos com o devido respeito e atenção e o acompanhamento de um profissional de saúde vem para proporcional um atendimento humanizado a esses pacientes.
O vereador Dr. Sidnei afirma que muitos pacientes passam mal durante a viagem e não têm qualquer assistência: “Quando alguém vai para esta viagem já está debilitado demais. O acompanhante também já vai emocionalmente abalado e a presença de um profissional qualificado vai minorar o sofrimento dessa gente”, informou o vereador.