A Corporação Maçônica da Bahia (CMB) com o apoio da Loja Maçônica Cavaleiros da Acácia, de Paulo Afonso-BA, lançou a edição 2021 da campanha ‘Respeite nossas meninas’. A iniciativa objetiva incentivar a população a denunciar, através do disque 100, situações em que ocorrem suspeita de abuso de crianças e adolescentes.
18 de maio - Dia Nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.
Durante todo o mês de maio a campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração infantil é vinculada em meios de comunicação e realizada por órgãos públicos e não governamentais, com panfletos informativos, passeatas e palestras, para alertar a sociedade e mobilizar no combate desse problema.
Desde já agradecemos vossa valorosa colaboração nessa importante campanha de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Atenciosamente,
Aroldo José dos Santos
Venerável Mestre
Loja Maçônica Cavaleiros da Acácia
"Uma iniciativa da CMB - Corporação Maçônica da Bahia, Apoio da Loja Maçônica Cavaleiros da Acácia, de Paulo Afonso"..