Política

Paulo Afonso - Bahia - 07/10/2020

Debate 19: Governo Anilton lutará para transformar HNAS em Hospital Universitário com 30 leitos de UTI

Por Assessoria Anilton
Foto: Divulgação

Foi ao ar nesta terça-feira, 06, nas redes sociais do candidato a prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, mais um “Debate 19”. Exibido ao vivo sempre as terças, o programa é uma oportunidade para a discussão de assuntos importantes, ouvindo propostas e projetos que vão inovar e renovar a cidade. O tema discutido na live foi saúde pública e a controversa UTI diante da pandemia. Participaram do bate-papo, o vice-prefeito, Flávio Henrique, os médicos, Sidney Leão e Arnaldo Patrício, e a professora universitária, Sabrine Canonici.

“Estamos assistindo a um verdadeiro desmonte da saúde em Paulo Afonso. A pasta não está sendo tratada como prioridade. O município recebeu do governo federal R$ 14 milhões para serem aplicados no combate e enfrentamento do vírus, mas o que se viu foram poucos testes e ações da Covid. E os casos e mortes continuam aumentando a cada dia. Lamentável”, destacou Anilton.

UTI

Sobre a controversa UTI, Anilton disse que: “Sabíamos que não iria funcionar como queriam. Aproveitaram a pandemia para por em prática a UTI Covid e a UTI do Hospital Municipal de Paulo Afonso. A UTI não está funcionando como deveria. As pessoas estão buscando atendimento fora de Paulo Afonso. Isso é grave”, criticou.

Atendimento a atenção básica

Para Sabrini, a saúde de Paulo Afonso vive hoje uma desorganização. “Vamos ter inúmeros desafios. O maior deles é reorganizar a rede como um todo, desde a atenção primária, com a cobertura do atendimento, a rede urgência e emergência que está comprometida. Vamos buscar alternativas para captar recursos que foram perdidos nos últimos anos. A queda nos recursos de saúde de Paulo Afonso foi imensa”.

Luta pela implantação de Hospital Universitário

Durante a live, Anilton comentou sobre a situação do Hospital Nair Alves de Souza que está deixando de receber investimentos da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Ele se comprometeu a lutar para transformar a unidade num hospital universitário além de ampliar para 30 o número de leitos de UTI. “A nossa prioridade será transformar, junto com a Ebserh, o Nair Alves de Souza num hospital Universitário, pois ele é patrimônio da Universidade do Vale do São Francisco, a UNIVASF, e irá agregar muito aos nossos estudantes de medicina", destacou.

Para o doutor Sidney, o impasse vivenciado pelo Hospital Nair Alves de Souza “impacta diretamente na região do Vale do São Francisco, pois muitos dos nossos pacientes hoje acabam indo para Juazeiro e Petrolina, sobrecarregando essas unidades. Essa é uma situação complexa e muito preocupante. A judicialização do termo de compromisso é a única solução mudar esse cenário. Esperamos que o juiz dê como favorável, nos próximos dias ou semanas, para que a Ebserh possa administrar  Hospital Nair Alves de Souza”, enfatizou.

O vice Flávio, reforçou o compromisso do governo Anilton com a Implantação de Hospital Universitário. “Se até lá não tiver ocorrido a judicialização do termo, assim que assumirmos a prefeitura em primeiro de janeiro, vamos entrar na justiça para que o termo que assinamos com a Ebserh, a Univasf e o Estado, ele seja executado. Temos certeza que isso é o melhor para Paulo Afonso. O Hospital Universitário vai garantir uma saúde de mais qualidade ao nosso povo”, garantiu.

 Plano de governo

Dentre as propostas do plano de governo do Anilton na saúde está a reorganização da rede de urgência e emergência; ampliar o número de atendimento nos postos de saúde, dentre outras propostas.

“Queremos garantir que se tenha médico no posto, remédio, que as pessoas consigam fazer cirurgia de maneira mais rápida. Queremos que a saúde volte a funcionar em Paulo Afonso e vamos trabalhar do primeiro dia até que assumirmos a prefeitura até o último de governo para que isso aconteça”, afirmou Anilton.

 

 


Últimas

81 até 100 de 10394 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados