Regional

Paulo Afonso (BA) - 22/09/2010

Oficina do Empreendedor em Paulo Afonso supera expectativas

Agência de Notícias Sebrae/BA

Análise e planejamento estratégico, organização financeira, gestão visual de lojas. Esses foram alguns dos mini-cursos oferecidos pela Oficina do Empreendedor, em Paulo Afonso, que reuniu durante às últimas terça e quarta-feiras (21 e 22/09), no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, vários interessados em ampliar os conhecimentos empresariais.

 Silvânia Feitosa, gerente de uma loja de confecções na cidade, foi uma das participantes. Ela se inscreveu para a palestra que retratou a importância do visual nos empreendimentos. "Não sabia que a decoração poderia influenciar tanto no faturamento de uma loja. Já estou pensando em como organizar o visual da loja para o dia das crianças e para o Natal, com os conhecimentos adquiridos no mini-curso.", revelou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Paulo Afonso, Maciel Teixeira, que visitou o evento, reiterou a importância da decoração como fator de influência nos lucros de uma empresa. "Nós temos dados que indicam que uma loja pode aumentar em até 45% o seu faturamento se caprichar no visual. Os clientes se sentem motivados a comprar quando estão num ambiente devidamente decorado.", informou.     

A palestra de compras governamentais também foi bem procurada. Durante dois dias, a consultora Jussara Amaral explicou que o primeiro passo para aqueles que desejam participar de uma licitação ou compra governamental é estruturar a empresa financeiramente, tendo cuidado também com a produção e com a capacidade de atender à demanda. Ela falou ainda que não adianta um empreendedor entrar num processo de licitação se ele não conhece bem o edital. "É preciso saber os detalhes da licitação, porque isso facilita a vantagem diante da concorrência", afirmou a consultora.  

A palestra serviu para que o comerciante José Rogério de Medeiros pudesse se preparar para as licitações que ocorrerão em Paulo Afonso nos dias 27 e 28 deste mês. O Estado abrirá um processo de licitação em que as micro e pequenas empresas da região poderão entrar na concorrência. Serão licitados gêneros alimentícios (como carne, feijão, arroz, biscoitos etc.) e materiais de limpeza (como sabão, sabonete, desodorante, cera etc.).

José tem uma distribuidora de alimentos na cidade e depois da oficina pretende se inteirar da licitação. "Vou me informar porque quero muito participar e vou trabalhar para que isso possa acontecer", falou.  

 

 Compras no presídio

Danucha de Brito Kowalski tem uma empresa de confecções instalada dentro do presídio de Paulo Afonso. Está terminando de estruturar o empreendimento para fornecer roupas aos presidiários. A intenção é usar os detentos como mão-de-obra. A proprietária sabe que, pelo cunho social, a empresa é dispensada de licitações. Mas, não conhece os detalhes da lei que regulamenta a isenção fiscal. Por isso, resolveu procurar ajuda!

Danucha se inscreveu na palestra de compras governamentais para conhecer as leis de licitações. Ela diz que precisava dos detalhes práticos das leis (9.433/05, no Estado; e 8.666/93, em âmbito federal), mas não sabia como fazer isso.

"Ainda estou resolvendo a parte burocrática da empresa e decidi me informar sobre as leis porque sei que existem detalhes que eu não conheço.", falou. Segundo ela, a participação na Oficina do Empreendedor também vai ajudá-la a concorrer às compras governamentais realizadas pelo poder público. "Ví na Oficina que o Governo da Bahia tem um site (comprasnet.com) com licitações agendadas aos interessados, e que esse processo é aberto aos empreendedores individuais e donos de micro e pequenas empresas. Achei muito bom saber disso!".

 

Empreendedores Individuais

A Oficina do Empreendedor também deu oportunidade para aqueles interessados em se tornar empreendedores individuais pudessem formalizar seus serviços. As irmãs Marta e Marli Maria Mendes foram algumas das novas empreendedoras individuais. Elas trabalhavam como sacoleiras há cinco anos e não viam a hora de abrir a própria empresa. "Decidimos abrir uma lojinha de roupas e artigos para bebê, e queríamos fazer tudo certinho. O primeiro passo foi procurar o Sebrae. Aproveitamos a Oficina do Empreendedor para fazer isso.", falou Marta.

Já Marli ficou surpresa com a facilidade de abrir uma empresa como empreendedora individual e disse que agora se sente realizada. "É a conquista de um sonho!", falou a nova empreendedora, que agora integra o quadro de aproximadamente 300 empreendedores individuais, em Paulo Afonso.

 

Parcerias

Para a coordenadora regional do Sebrae, Jussara Oliveira, a Oficina do Empreendedor se configura como uma ótima oportunidade de interação e capacitação para os participantes. "É ótimo saber que facilitamos informação e contribuímos para a organização empresarial dos empreendedores. Vendo uma Oficina do Empreendedor como essa, que destacou os detalhes de uma compra governamental, às vésperas de um processo de licitação no município, nos deixa gratificados", falou.

A Oficina do Empreendedor foi organizada através de parceria entre o Sebrae e as Secretarias da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), da Administração (SAEB) e de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), que levou o SineBahia para atender os micro e pequenos empreendedores no evento.


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