O "Dia Mundial da Enfermagem", comemorado anualmente no mês de maio (12), foi lembrado pela vereadora Leda Chaves. A data homenageia o nascimento da britânica Florence Nacth Gueiou, pioneira da enfermagem moderna.
Enfermeira de formação, a vereador argumentou que, apesar de o profissional da enfermagem lutar por reconhecimento, salários defasados e falta de condições de trabalho, faz-se necessário perceber nele o pilar central do atendimento na saúde pública.
"Hoje o enfermeiro está inserido na atividade profissional como outra qualquer da área de saúde. Tem conhecimento técnico e científico para assumir qualquer cargo. Sua dedicação é o grande diferencial, possui espírito coletivo e gosta de trabalhar em equipe. Enfim, a homenagem é mais do que oportuna", lembrou.
O dia 12 de maio nunca teve um significado tão forte. A enfermagem é mais que uma profissão. É uma missão de amor ao próximo, que necessita, sobretudo, de generosidade, compaixão e espirito de doação. Eu sou enfermeira formada pela UNIRIOS, mas mesmo não exercendo a profissão por ter escolhido servir o próximo através da vida pública, sei o tamanho do amor e dedicação que necessitam ser empenhados para o exercicio dessa profissão linda e honrosa. Neste momento em que os profissionais da saúde assumiram a linha de frente no combate à pandemia, devemos a eles, mais do que nunca, honra, respeito, valorização e orações. Parabéns a todos os profissionais de enfermagem. Deus os abençoe nesta nobre e bela missão. Jesus, sim! Esse Nome tem Poder. O homem nada pode sem Ele.
Obs: no mês de maio do ano passado, a vereadora propôs um debate sobre POLITICAS PÚBLICAS PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ENFERMAGEM, que foi aprovado por unanimidade. O evento foi em comemoração aos dias do Enfermeiro (20 de maio) e do técnico de enfermagem (20 de maio).