O trabalhador já pode solicitar o seguro-desemprego totalmente pela internet. Essa iniciativa é do Ministério do Trabalho, com desenvolvimento da ferramenta pela Dataprev, e está disponível no Portal Emprega Brasil.
De acordo com o advogado trabalhista, Luiz Neto, em sua coluna diária Direito e Cidadania, na rádio Betel FM, 104,9 o novo modelo de atendimento servirá para evitar riscos de fraude, garantir a segurança de todo o processo e oferecer mais comodidade para o trabalhador.
“Haverá sempre processamentos a fim de verificar se este trabalhador ainda está desempregado, se ele não está recebendo outro benefício de Previdência ou se ele não tem outro tipo de renda. Então, é um mecanismo que visa identificar se aqueles critérios serão continuados".
Com este seguro-desemprego 100% web vai ser possível que mais trabalhadores sejam atendidos por dia. Hoje, são 600 mil requerimentos por mês. Outra vantagem é que o prazo para recebimento do benefício, que é de 30 dias, começará a contar a partir da solicitação pela internet.