Nem o mais otimista dos tricolores imaginava o resultado. Após os maus resultados nos últimos jogos, o Bahia se recuperou, reagiu às críticas e vence o seu maior rival por 4 a 1, no primeiro BaVi do Brasileirão 2018.
O bahia chegou ao clássico deste domingo (22) pressionado. Mas bastaram 90 minutos para a ameaça de crise virar ritmo de festa. O Tricolor goleou o Vitória por 4 a 1 e deixou para trás o Z-4. Zé Rafael, Vinícius, Tiago e Gilberto marcaram para o time de Enderson Moreira e fizeram dançar os mais de 24 mil torcedores que acompanharam o jogo no estádio. Lucas marcou o gol de honra do rubro-negro.
Após começo tumultuado, o jogo teve primeiro lance de perigo com o Bahia. Zé Rafael fez linda jogada individual, passando por três marcadores e sofrendo a falta. Na cobrança, Vinícius levou perigo à meta adversária.
Não demorou muito para que o tricolor chegasse ao gol na Fonte Nova. Depois de boa jogada de Léo, Zé Rafael ficou livre para bater colocado por cima do goleiro e fazer 1 a 0 Bahia no placar.
O Bahia passou a gostar mais da partida e chegou ao segundo gol ainda na primeira etapa. Zé Rafael tentou entra na área adversária e acabou derrubado por Filipe Soutto. Na cobrança do pênalti, Vinícius parou na defesa de Elias, mas, no rebote, o próprio jogador aproveitou para ampliar para o tricolor na Fonte Nova.
A partida voltou a ter novo foco de confusão, dessa vez envolvendo Vinícius e o banco de reservas do Vitória. O técnico Vagner Mancini conversava com seus jogadores no gramado, quando Vinícius se aproximou e acabou alvo de copos d'água em sua direção. Mas a confusão acabou controlada rapidamente, sem nenhum atleta punido pelo árbitro.
Pouco depois do incidente, o Vitória teve a melhor chance dele na primeira etapa. Após escanteio, a bola sobrou para Kanu, que cabeceou em direção a gol e parou na defesa de Anderson quase em cima da linha.
A equipe rubro-negra tentou voltar de forma mais ofensiva para a derradeira etapa de partida. Logo nos primeiros minutos, após contra-ataque, Filipe Soutto só não marcou porque parou em bela defesa de Anderson, que evitou o gol rubro-negro.
O Vitória tentava emplacar pressão no jogo, quando o Bahia marcou dois gols seguidos. No primeiro lance, Tiago aproveitou, de cabeça, um rebote de falta. No minuto seguinte, Gilberto deixou o dele, após cruzamento de Zé Rafael para o meio da área.
Com a goleada do Bahia encaminhada, o Vitória conseguiu descontar com Lucas. Bryan cruzou na área e o lateral desviou de cabeça para fazer o primeiro gol rubro-negro no Ba-Vi.
Quando parecia que vinha uma recuperação da equipe rubro-negra, Bryan foi expulso após entrada dura em Edson, deixando o Vitória em desvantagem no campo.
Com um a menos e grande diferença no placar, coube ao Vitória se defender como pode, para não aumentar ainda mais o prejuízo no jogo. Nos minutos finais, Kanu teve chance de diminuir, mas, sozinho, ele mandou por cima da meta adversária.
Na reta final de partida, coube ao Bahia a troca de passes e aproveitar a festa que a torcida fazia na arquibancada da Fonte Nova, comemorando a goleada diante do grande rival.