978 pessoas pediram ao Tribunal Regional Eleitoral o registro de candidatura aos cargos de governador, senador, deputado estadual e federal na Bahia. São 644 candidatos pleiteando vagas de deputado estadual. Para o cargo de deputado federal, 263 pessoas solicitaram registro de candidatura. Outras dez pretendem disputar vagas ao Senado e sete ao governo do estado. De Paulo Afonso pelo menos 8 pessoas solicitaram o registro de candidatura a deputado estadual e federal para as eleições de 3 de outubro. Um deles, o deputado estadual Paulo Rangel vai disputar a reeleição. São sete estaduais e um federal federais. Mas os candidatos só vão poder comemorar o registro de candidatura depois que o pedido passar pelo crivo do Tribunal Regional Eleitoral. O TRE tem até 5 de agosto para julgar os registros e pedidos de impugnação do Ministério Público Eleitoral.
Briga
Analistas políticos avaliam que a grande vilã deste processo eleitoral será a disputa pelas duas únicas vagas de senador da República. Na Bahia seis nomes fortes estão no páreo: Aleluia (DEM), José Ronaldo(DEM), Lídice da Mata (PSB), César Borges (PR)), Edvaldo Brito e Walter Pinheiro (PT). Nos bastidores, informações dão conta que o enfrentamento promete ser duro e os eleitos terão vantagens mínimas, em termos de quantidade de votos, sobre os que forem preteridos no processo.
Inflacionada
A maioria dos candidatos proporcionais está assustada com os vultosos valores gastos por uma meia dúzia de postulantes. Segundo alguns, a disputa, do ponto de vista financeiro, é altamente desleal e desequilibrada. Em conversa com a coluna, dois candidatos revelaram que têm enfrentado grande dificuldade de conseguir apoios e votos, uma vez que as lideranças pedem alto para colaborar com as campanhas. Há quem diga que tem "líder" no interior com potencial de pouco mais de 200 votos pedindo cerca de R$ 50 mil em troca de apoio. É pra quem pode! ?