Bastidores

Paulo Afonso - 07/07/2010

Ficha Limpa

Bob Charles DRT / BA 3.913

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) aceitaram pedidos de registro de candidatos para o pleito de outubro sem analisar se os políticos se enquadram no conceito de "ficha suja" previsto na Lei Eleitoral. A legislação veta candidaturas de condenados por órgãos colegiados do Judiciário.  Os cartórios dos tribunais só realizaram o protocolo dos requerimentos de inscrição e dos documentos exigidos pelas regras eleitorais, como as declarações de bens e as certidões de antecedentes.  O exame da situação dos "fichas-sujas" só vai ocorrer após os TREs publicarem na imprensa oficial as listas de quem pediu registro.
Em Paulo Afonso, por exemplo, a expectativa é que tais publicações comecem após uma semana. Somente após essa fase, o Ministério Público Eleitoral e os partidos políticos poderão pedir a impugnação das inscrições dos "fichas sujas". As impugnações serão analisadas pelos TREs, que podem decidir pelo indeferimento dos pedidos de registro dos condenados. O prazo para que os TREs julguem esses processos de inscrição termina no dia 5 de agosto. Os candidatos que não conseguirem o registro podem recorrer ao (Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"Engarrafamento" / Foi preciso convocar às pressas a polícia, os agentes de transito, a guarda municipal e o corpo de bombeiros para disciplinar o transito devido à "volumosa e infinita carreata" que anunciava a oficialização da candidatura do ex-prefeito a deputado estadual: *Se o número de carros e motos vistos for transformado em votos, não vai elegê-lo nem a síndico: 22 carros e 12 motos (sic).

Alívio temporário / O ex-prefeito embora tenha conseguido uma liminar lhe dando direito de registrar sua candidatura não significa necessariamente que esteja livre da condenação do TCM. Até porque a suspensão temporária do resultado também contraditório às suas contas na Câmara de Paulo Afonso, não será alterado, em qualquer tempo que forem submetidas à votação o placar (6 a 5) será mantido. Senão vejamos: o que motivou a desaprovação das contas do ex gestor foi o desvio de recursos do FUNDEB, portanto, um dano insanável e incorrigível. Se aplicados os rigores da Lei, RCR terá a sua candidatura impugnada e ainda terá que devolver cerca de R$ 1.000.000,00 dinheiro que final.

Eu heim! Com a indicação do deputado estadual Luiz de Deus para disputar uma vaga na Câmara federal, o Democratas em Paulo Afonso perdeu uma grande oportunidade de indicar um político local para substituí-lo. Ao invés de trazer pra cá um neófito, tipo Eraldo Rocha ou Gildásio Penedo, que nós pauloafonsinos não conhecemos, seria muito mais lógico indicar o presidente da Câmara Antonio Alexandre.

Alívio temporário / Quando pairava no ar muitas duvidas sobre a candidatura do ex-gestor RCR, analistas de plantão faziam as contas e diziam que em Raimundo ficando fora da disputa, os votos que seriam destinados a ele seriam migrados para os outros candidatos e a sua grande maioria iria para o jovem Mário Negromonte Júnior (PP). Essa era uma hipótese. Sim, era uma hipótese, porque Raimundo Caires sobrevive no processo embora ainda respirando por aparelhos. Agora surge um novo questionamento: quem vai abocanhar os votos do deputado estadual Luiz de Deus?

Peso pesado / Este ano a Bahia se apresenta no cenário com um verdadeiro staff de bons candidatos ao senado: Aleluia/José Ronaldo (DEM) Lídice da Mata/Walter Pinheiro (PSB/PT) Edvaldo Brito (PMDB), César Borges (PR). A disputa promete ser acirrada e o democratas parece ter consciência de que pode eleger apenas um.

 Vale quanto pesa /O deputado Luiz de Deus (DEM) agora candidato a Câmara Federal teve pouco mais de 60 mil votos na ultima eleição. Agora para fazer a ponte Paulo Afonso / Brasília, vai precisar ter acima de 90 mil votos.  


Últimas

1 até 20 de 2642   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados