Sem surpresa, Cristiano Ronaldo foi nesta segunda-feira distinguido com o prémio da FIFA para melhor futebolista da temporada 2016-17. O português recebeu o troféu “The Best” numa cerimónia realizada em Londres, onde foi também distinguido Zinedine Zidane, do Real Madrid, como treinador da época.
Cristiano Ronaldo foi distinguido com o galardão “The Best”, da FIFA, pela segunda vez. Depois de o ter recebido em Janeiro deste ano, na gala correspondente a 2016, o organismo que tutela o futebol mundial alterou o formato do troféu, que passa a premiar o desempenho numa época desportiva e não no ano civil.
A atribuição dos prémios é feita com os votos dos seleccionadores e capitães das selecções que fazem parte da FIFA, a que se juntam os votos dos adeptos e de um lote de jornalistas.
O prémio “The Best” da FIFA foi retomado em 2016, após um período de seis anos em que esteve fundido com a Bola de Ouro da France Football.
O “onze” do ano para a FIFPro, sindicato internacional dos futebolistas, foi: Gianluigi Buffon, Dani Alves, Sergio Ramos, Leonardo Bonucci, Marcelo, Luka Modric, Toni Kroos, Iniesta, Lionel Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo.
Os melhores adeptos da época foram os escoceses do Celtic, que na última partida da temporada – que coincidiu com o 50.º aniversário da conquista da Taça dos Campeões Europeus em 1967 (no Estádio Nacional, no Jamor) – fizeram uma coreografia a 360 graus no Celtic Park.