Geral

Paulo Afonso - Bahia - 01/02/2017

Hemoba pede doação de sangue para atender demanda do Carnaval

Do G1 BA
Camila Souza/GOVBA)
Hemoba pede doação de sangue para atender demanda do Carnaval
Hemoba pede doação de sangue para atender demanda do Carnaval

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) pede doação de sangue para atender à demanda do Carnaval, em Salvador e nas outras cidades do estado. De acordo com informações da fundação, o número de doações de janeiro deste ano caiu 12% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A Hemoba aponta como motivo o verão e o Carnaval, período em que, segundo a fundação, as pessoas perdem noites de sono ou ingerem bebida alcoólica, o que as torna fora do perfil de doador.

Pra doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), estar em boas condições de saúde, pesar mais de 60 quilos e não beber nas 12 horas que antecedem à doação. Não é necessário estar em jejum, mas ter dormido pelo menos seis horas antes de fazer a coleta do sangue.

Os homens podem doar a cada três meses e as mulheres a cada quatro. Conforme a Hemoba, todos os pré-requisitos são verificados antes da doação, com entrevista e exame clínico, e a coleta de sangue não oferece riscos à saúde, pois é feita com material descartável.

Em Paulo Afonso o doador de sangue pode procurar a Hemoba que funciona no anexo do HNAS.  


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados