O clima de violência em Paulo Afonso vai aos poucos aumentando. Voltou a onda de furtos, roubos, assaltos, assassinatos e o comando da polícia tem de dar uma rápida resposta. Daqui a pouco nem a uma igreja se pode ir rezar, porque se corre o risco de ser assaltado. E ainda existem engraçadinhos que vêm falar em ações sociais nos bairros, Direitos Humanos, como se o bandido respeitasse algum valor moral.
Rebolo
No PT baiano as coisas não serão fáceis para os pretendentes a deputado federal. Mas vejo um nome que poderia se eleger. O deputado estadual Paulo Rangel (PT) tem base tanto na capital quanto no interior do estado, principalmente na região norte. No entanto, só sairá candidato a federal se Josias Gomes (PT) desistir.
A experiência me ensinou avaliar
Todo dia pipocam denúncias contra os novos prefeitos chegando no meu e-mail. A experiência me ensinou a não ser usado. Os novos gestores mal sentaram em suas cadeiras e não dá ainda para fazer uma avaliação honesta e imparcial de suas ações. Na hora certa a crítica ocorrerá.
Outro nome
Acredito que o ex prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT) poderá ser candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2018. Ficar sem mandato depois de um governo de oito anos não seria muito prudente.
A chave do tempo
Fiz toda essa especulação sobre nomes para as disputas a Assembleia e Câmara federal porque acredito que o momento de se estabelecer é agora. Não a confirmação das candidaturas, mas o preparo à campanha. Quem não andar e se articular em 2017 terá pouco tempo no próximo ano. Candidaturas de afogadilho tendem ao fracasso. A pré-campanha é fundamental em eleições de tiros curtos como as que acontecem no Brasil.