Começou a murmuração dos candidatos a vereadores contra seus respectivos candidatos a prefeito. O motivo é um só: falta de dinheiro para esbanjar com eleitores patifes. A reclamação não é apenas em relação ao candidato a prefeito Paulo de Deus (PMDB) e ao Raimundo Caires (PSB). Até Luiz de Deus (PSD), tá no fogo.
Ladainha
Podem escrever. Os candidatos a vereadores que perderem vão achar que isso aconteceu por falta de dinheiro. Eles pensam assim: “Se tivesse mais recursos eu certamente teria ganho”. É a ladainha de todas as eleições. Ninguém considera a possibilidade de simplesmente não ter votos suficientes para se eleger.
Vantagem natural
Alguns candidatos se prepararam e fizeram pré-campanha. Aqueles que deixaram para pedir votos só no período eleitoral oficial terão muito poucas chances. Mesmo porque ninguém se torna conhecido e amado da noite para o dia.
Vale quanto pesa
Outra questão é que alguns candidatos têm recursos próprios e outros não. Não digo que isso significa vitória certa, mas ajuda bastante. O fato é que as leis não conseguiram retirar o fator financeiro das campanhas. E aí vale a máxima de que quem pode mais chora menos.