E o que era pra ser motivo de comemoração para o prefeito Gordo de Raimundo (PT) esbarrou num percalço chamado João de Sizinandes (PP). O presidente do Poder Legislativo da terra de madrinha Dodô e Pedro Batista, segue ampliando a cada dia sua densidade eleitoral como pré candidato a prefeito de sua terra natal, disputando voto no campo do atual governo municipal. Para completar a ziquizira, uma pesquisa em Santa Brígida mostra que situação do Gordo anda complicada e que é grande o desejo de mudança, o que favorece ao candidato oposicionista João de Sizinandes (PP).
Panorama
Aliás, começa a se definir o panorama das eleições no interior. Em Santa Brígida, tudo indica que o grande favorito será o atual presidente da Câmara, vereador João de Sizinandes do PP. Ele estaria tão bem posto com sua candidatura que no município já nem se fala mais na possibilidade de o ex –prefeito Teles entrar na disputa como se comentou.
Jeremoabo
A grande disputa deve ser entre o candidato indicado pelo casal Anabel e Tista (PSD), Fábio do SECOF ou Lula de Dalvinho e o Deri do Paloma (PP). Os outros pre candidatos, Antonio Chaves, Maurício do Sindicato e Pedrinho de João Ferreira devem fazer figuração e cair antes das convenções.
Paulo Afonso
Já em Paulo Afonso, quem parece estar saindo mais forte é o pré-candidato Luiz de Deus, do PSD, segundo o que se fala no município.
Glória
A oposição pode pagar o preço das desavenças com a estabilidade da candidatura. O dissidente do governo Ena Vilma Negromonte (PP), Carlinhos do Brejo embora não tenha o respaldo da maioria, insiste que é pre candidato. Quem aparece com vários corpos de frente é o ex-prefeito Poli. A preferência pelo nome de Policarpo é tanta que Alex e Valério José, até abdicariam da candidatura. Já Carlinhos do Brejo....Enquanto isso o pre candidato do PP, David Cavalcante pousa suave na neve.
No trecho
Muitos pré candidatos a vereador já estão aproveitando os finais de semana para as famosas visitas aos amigos em busca de apoio e votos. Mas o eleitor está resistente. Os últimos acontecimentos do país deixaram o descrédito ainda maior na categoria. Aliás, estamos em um ano eleitoral e as ofensas da oposição dirigidas ao governo Anilton por ocasião da solenidade da passagem do símbolo olímpico por Paulo Afonso foram transformadas em uma questão política negativa. Essa oposição deve avaliar seus erros e construir um novo modelo de unidade, pautado em princípios éticos.
A irritação de Floresbela
Não perguntem para o Floresbela se ele é ou não candidato à Câmara de Paulo Afonso. A resposta será num tom de irritação: “nunca disse que não era mais candidato. Não retirei a minha candidatura”. A contestação de Floresbela procede porque em todas as mais recentes eleições, ele sempre foi candidato. E por que não seria agora? Uma eleição para vereador sem o Floresbela, não terá graça.
Vereadores na corda bamba
Alguns vereadores estão com sérias dificuldades para se reelegerem. Com as composições e coligações ainda indefinidas, muita gente boa pode sobrar, abrindo vagas para os novos aventureiros.
Os piores na boa
Como a eleição de vereador é marcada pela compra escancarada de votos, os da bancada da gasolina, empregos e diárias têm mais chance de reeleger do que os vereadores considerados éticos, por razões mais do que obvias. Assim fica fácil.
Os sem esperança
Tanto na situação quando na oposição há vereadores que não encontrarão moleza. Alguns são muito fracos e detestados pela população. Outros com jeito podem se safar. Outros, só milagre.
O provável segundo turno
Não acredito que haverá só dois candidatos às eleições de Paulo Afonso. As divergências nos distintos grupos da política são grandes. Os interesses pessoais de cada um são incompatíveis com a unidade. Portanto, acho que o melhor para o eleitorado é que as forças se revelem durante a eleição.
Chantagem
Vivendo nos bastidores da política pauloafonsina tenho visto ações de alguns políticos altamente fisiológicas e pouco ideológicas. Isso vale também para o governo também. É um verdadeiro toma lá e dá cá. Alguns que detém “partidinhos de aluguel” são verdadeiros chantagistas no gargarejo das benesses do poder.
O eleitor é a força
Alguns dirigentes partidários falam em unidade, mas só olham para o próprio umbigo. Quem quiser ser candidato, seja em Paulo Afonso ou Glória Jeremoabo e Santa Brígida ou qualquer outro município que crie boas propostas e apresente aos seus eleitores. Não perca tempo com esse estéril jogo de interesses políticos.
Com certeza não está
Fala-se muito, critica-se, mas em qualquer comparação que se fizer sobre o atendimento da rede pública de Saúde, em Paulo Afonso, com certeza não se encontra entre os piores do Brasil.
Candidatos a vereador
Anttonio Almeida Júnior, Adauto Alves, Jean Roubert, Zé de Abel, Ivaldo Júnior, professor Fernando, Lúcio Flávio, são alguns dos candidatos a vereador de Paulo Afonso.
Chegar bem e sem desgaste
Um nome do PT que pode chegar bem e sem desgaste em 2016 como uma das opções para disputar vaga na Câmara é o Adauto Alves (PT), porque é uma figura que circula além dos muros petistas, e consegue aglutinar apoios que outro candidato do PT não conseguiria. Alves está entre os candidatos mais competitivos da chapa petista para vereadora da Terra da Energia
* “Casar se significa duplicar as suas obrigações e reduzir à metade dos seus direitos”. Eu casei logo duas vezes.
( Luiz Brito )