O simbolo Olímpico invade a Bahia pela BR-101 e entra em Teixeira de Freitas, primeiro município baiano que recebe o símbolo da Olimpíada do Rio 2016, hoje.
A chama de Zeus principal simbolo dos Jogos e percorrerá todo o Brasil até chegar ao Rio de Janeiro, dia 5 de agosto, na abertura da competição. Na Bahia, começa às 9h de hoje e só termina no próximo dia 27, em Paulo Afonso.
Será a primeira celebração entre as sete na Bahia. Outros seis municípios terão eventos culturais e abrigarão a chama olímpica por uma noite: Vitória da Conquista, Ilhéus, Valença, Salvador, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. A tocha estará em Salvador no dia 24.
Em Paulo Afonso serão 52 revezadores, entre indicados pela prefeitura local, figuras públicas da região, além de selecionados pelos patrocinadores do evento.
Até o dia 27 de maio, cerca de 650 representantes baianos terão a responsabilidade de manter a chama de Zeus acesa.
Curiosamente, a tocha fará um bate-volta entre Bahia e Pernambuco. A chama olímpica se despede da Bahia em Sobradinho e segue para cinco cidades do sertão pernambucano: Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó. Depois, bate saudade da Bahia e retorna a Paulo Afonso, onde se despede com um bom forró baiano. No dia seguinte, vai para Canindé do São Francisco, em Sergipe.