Terá início a partir desta segunda-feira, 16, a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira. O serviço gratuito intitulado Limpa Nome Online poderá ser feito em casa por pessoas físicas, Microempreendedores Individuais, Micro e Pequenas Empresas. A ação é realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) em parceria com a Serasa, o Banco Central do Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
As pessoas que quiserem participar devem se cadastras pelo site www.consumidor.gov.br, e selecionar uma instituição financeira cadastrada para formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Depois do procedimento, o banco terá 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta. O serviço Limpa Nome será oferecido até o dia 30 deste mês.
Os empresários precisaram preencher um cadastro no site do ‘Limpa Nome’. Em seguida entrar na página onde estarão relacionadas às empresas participantes do Limpa Nome Online. As empresas disposta a negociação poderão ser consultadas no menu lateral na mesma página, onde constam os canais de atendimento para renegociar. O contato com o credor facilitará a obtenção de possíveis descontos nas dívidas atrasadas, com condições de pagamento diferenciadas.