O fechamento do cadastro eleitoral ocorre no próximo dia 4 de maio, por isso, os eleitores que precisam fazer transferência, alistamento e atualização cadastral devem procurar o posto de atendimento da Justiça Eleitoral o quanto antes, para que as possíveis filas do final do prazo sejam evitadas. Apesar do alerta, a realidade é diferente em Jeremoabo. Segundo o vereador Tião da Lagoa do Mato, a Justiça Eleitoral, limitou a capacidade de atendimento em 25 fichas por dia. Com o final do prazo expirando, a correria ao posto de alistamento tem aumentado significativamente. Tem gente dormindo no local para conseguir uma senha no outro dia 8 horas da manhã. No local tem 4 máquinas mas só funcionam duas, pontou Tião.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.
Documentos
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.