A influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Existem muitos tipos de vírus causadores dessa doença, porém, entre os vírus associados a complicações temos o H1N1, o Influenza B e H3N2.
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. Por isso é importante lavar as mãos constantemente, principalmente antes de comer.
Conforme a secretaria de saúde a Campanha de Imunização contra a Influenza que teve início nesta segunda-feira 18 de abril e se estenderá até 20 de maio.
A meta é vacinar 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação. A vacina está disponível em postos e centro de saúde de todo o município, e será aplicada nas seguintes pessoas: idosas a partir de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos, trabalhadores de saúde (pública e privada).
Veja mais grupos de pessoas que podem ser imunizadas:
Mulheres grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão sob medidas socioeducativas.
Cuidados
Mesmo com a campanha de vacinação, as autoridades sanitárias recomendam à população alguns cuidados: lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar a face com as mãos e proteger-se da tosse, dos espirros com lenço descartável; manter os ambientes ventilados, evitar aglomerações e ambientes fechados.