"Foi a primeira vez que tive a oportunidade de fazer um curso de inglês e tenho certeza que vai ser importante para meu futuro", a declaração da estudante Yolanda Oliveira, de 18 anos, mostra o que significou o projeto 'Inglês no meu bairro", oferecido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com a escola de idiomas Vision.
Na manhã desta quarta-feira (24/02), Yolanda e outras 62 pessoas atendidas pelo projeto receberam certificado de proficiência em nível intermediário no idioma anglo-saxão. A solenidade ocorreu no auditório Edson Teixeira e contou com apresentações musicais e mensagens de agradecimento em inglês feitas pelos alunos.
Para o professor e coordenador do curso Kennedy Alcântara, o estudo de língua inglesa é fundamental por ser um dos mais falados no mundo. "Oferecer o acesso desse conhecimento a jovens da área urbana e rural foi algo muito gratificante. Ensinando o inglês nós abrimos a oportunidade para conhecer o mundo", comentou o professor. O curso teve duração de um ano, foram 70 horas no curso básico e mais 140 no nível intermediário. E atendeu jovens entre 15 e 29 anos, preferencialmente, beneficiários do Programa Bolsa Família.
Segundo Márcia Oliveira, coordenadora do programa de Educação Inclusiva da Prefeitura, a ideia é que o projeto funcione de forma itinerante. "Este já é o terceiro ano do curso. Desta vez, jovens dos povoados Várzea e Malhada Grande, além do centro, através da Estação Juventude. A próxima turma ainda está sendo definida, mas a ideia é manter esse caráter itinerante", declarou.