Bastidores

Paulo Afonso - Bahia - 02/02/2016

Verdadeiro milagre

Por Luiz Brito DRT/BA 3.913
Reprodução

O nome do ex prefeito Paulo de Deus (PMDB) aparece entre boa parte do eleitorado, principalmente no meio rural, como se fora o Messias do sertão.  Sisudo, mas eficiente. Chovem orações, rezas pedindo que ele seja o candidato da oposição.

É muita potoca

Pré-candidatos a prefeito começam a ocupar espaço na imprensa para divulgar suas ideias. Muita firula e potoca. Candidato que promete salvar a cidade, gerar emprego, renda, melhorar saúde, educação e cuidar das criancinhas comete, no mínimo, um ‘estelionato eleitoral’.

Vem ganhado corpo

O prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira, vem ganhando espaço dentro das hostes do governador Rui Costa e Já há quem argumente que ele teria lugar garantido no governo em 2017 pavimentando um voo mais alto em 2018.  Anilton vai tratar a sua sucessão como algo decisivo para o seu futuro político. Se conseguir eleger para sucedê-lo o ex-deputado federal Luiz de Deus, possivelmente será candidato a deputado estadual em 2018. Em se configurando este cenário, o deputado Paulo Rangel seria postulante a câmara federal. 

Chapas de vereadores é a chave

Numa eleição muito disputada, como imagino que será a de Paulo Afonso, o partido que tiver uma boa chapa de vereadores larga na frente. Afinal são eles que caminham pelos bairros e levam os nomes dos seus candidatos à prefeitura.

Muito poucos

Não meço o trabalho de um vereador por firulas como Indicações, sessões solenes, mas pela sua ação na tribuna, nos debates, e na apresentação de projetos que sejam de interesse social e não apenas para fazer fita. No segundo período legislativo poucos se destacaram.

Verdureiro era presidente

Um amigo de longas datas elogiava numa roda, entre os atributos positivos do ex prefeito de Paulo Afonso, Zé Ivaldo, o de “acordar cedo”. Ele acordava às cinco da manhã como dizia a musiquinha. Pode ser um ato saudável. Sem influência na gestão. Se madrugar fosse importante na política, verdureiro era presidente da República.

Até um poste

Em Macururé, lugar que a população já chama de ‘Buracoleia’, a prefeita Silma terá dificuldades em fazer o sucessor.

Melhora a chapa

Em Gloria, se o vice prefeito de David Cavalcante for o presidente da Câmara José Nilson de Sá Oliveira, a chapa fica imbatível.

Problemas

Na política, começam a afunilar as decisões sobre as eleições de outubro e nada é simples em um país que vive a ebulição das instituições. A principal questão, é a dos vices, na situação e na oposição. Em Jeremoabo há rumores de que a prefeita Anabel não esconde que desejaria muito que o vice de sua chapa fosse o empresário Fabio Rios.

Barulho

A base do governo na Câmara de Paulo Afonso prepare o lombo porque a oposição vem com tudo a partir da reabertura dos trabalhos Legislativos, na segunda-feira, dia 15 de fevereiro. A oposição embora com  apenas duas almas certamente vai fazer muito barulho, com documentos. Da parte do governo, o discurso é do nada a temer.

 

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados