No evento de constituição do consórcio de saúde da região de Paulo Afonso, realizado na manhã desta quarta-feira (23), o governador Rui Costa assinou termo de autorização para firmar contratos de financiamento entre a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), e nove prefeituras baianas.
Os recursos de mais de R$ 53 milhões destinam-se à realização de obras de pavimentação e drenagem. De acordo com o governo, os municípios beneficiados são: Dias D'Ávila, Coribe, Carinhanha, Jeremoabo, Catu, Ibirapuã, Nova Viçosa, Sátiro Dias, e Riachão do Jacuípe. Durante o evento, o governador afirmou que foi feita uma reformulação no valor que pode ser contratado por cada prefeitura com a agência de fomento, com o intuito de atender mais prefeitos.
"A Desenbahia contratava valores que correspondiam a até 12% da receita corrente líquida do município. Nós reduzimos isso para 6%, visando disponibilizar para mais municípios. O volume de recursos é limitado, se cada um pegar um volume grande, não sobra para os outros. Com essa redução nós damos acesso a mais municípios nesse momento crítico de queda de arrecadação", explicou Rui. N aregião norte do estado, a prefeitura de Jeremoabo receberá investimentos de R$ 7 milhões, beneficiando 41.100 pessoas.