Em meio às negociações dos partidos para indicar candidatos à presidência da Câmara, as bancadas deram a largada às discussões internas para a liderança do governo e da oposição a partir de 2015. As três principais legendas da Casa – PDT, PP e PT –, no entanto, já têm favoritos ao posto.
Maior bancada eleita na Câmara, o PDT se prepara para anunciar o nome do indicado a enfrentar o vereador Antonio Alexandre (PR), na corrida à presidência da Casa. É esperado que o partido defina o nome de consenso na semana que vem. Momentaneamente o único cotado é o atual líder do prefeito, Petrônio Nogueira(PDT). Caso seja eleito presidente da Câmara, o prefeito Anilton terá que escolher outro nome para a liderança. Estão no páreo Marconi Daniel Alencar(PP) e Luiz Aureliano(PT). Na oposição, a expectativa é de que a liderança seja mantida nas mãos do atual líder Edson Oliveira Maciel(PP).
O benefício de ser líder
» Adicional para pagar passagens aéreas e ressarcir despesas diversas.
» Indicação de funcionários comissionados com Cargos de Natureza Especial (CNE).
» Direito a falar ao microfone durante as sessões, a qualquer momento, de três a 10 minutos – o tempo varia de acordo com o tamanho da bancada.
» Entrada em qualquer comissão, sem poder de voto, mas com direito a obstruir os trabalhos.
» Indicação de representantes do partido em comissões e CPIs.
» Inscrição de integrantes da bancada para comunicações em plenários.