Até o dia 7 de novembro, a cidade de Paulo Afonso, no norte baiano, se tornará a capital cultural do Estado, devido à realização da 1ª Bienal do Livro, que terá início na noite desta quarta-feira, 05/11, no auditório do memorial CHESF, a partir das 19 horas. Segundo o idealizador do projeto, professor Antônio Galdino, a Bienal do Livro é uma oportunidade de adquirir e aperfeiçoar o conhecimento, tendo em vista a vasta programação que foi elaborada para todos os públicos. Nesta primeira edição do evento o público poderá contar com a presença de grandes autores, além de participar de palestras e outros atrativos preparados especialmente pelos organizadores do evento. Quando esse evento foi pensado, nós buscamos sempre a unidade, para que se pense mais, se escreva mais, se publique mais e que se leia mais, em todo o município. “Por isso ficamos felizes em hoje abrir essa edição e desejamos que muitas outras venham pela frente”, disse Antônio Galdino.
O presidente da Câmara de Paulo Afonso, Marcondes Francisco dos Santos (PRP), ao assegurar sua participação no evento, reiterou que a Bienal do Livro idealizada pelo professor Antônio Galdino que é um verdadeiro festival de literatura, arte e cultura, vai mostrar durante os próximos três dias, a pujança cultural existente no município e ressalta a riqueza literária da produção pauloafonsina.
Por seu expediente o prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT), falou da satisfação da cidade sediar o evento. “É um momento histórico da nossa cidade e através de eventos como este podemos ver a importância que ela tem no cenário político e cultural do município ”, observou.
Veja os destaques abaixo:
Dia 5 de Novembro – Auditório do Memorial Chesf
19h – Abertura da 1ª Bienal do Livro de Paulo Afonso
Homenagens a João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna e Antônio José Alves de Souza (autor do primeiro livro sobre Paulo Afonso, em 1954).
20h15 – Abertura do Salão dos Escritores
Atividades culturais livres: música, poesia, depoimentos de escritores, cordel. Estas atividades também serão desenvolvidas neste Salão dos Escritores nos dias 6 e 7 de novembro, das 8 às 11h30 e das 14 às 16h30.
6 de Novembro- Auditório do Memorial Chesf
9h às 9h40 – Mesa Redonda 1 – Tema: O cangaço na literatura regional
Palestrante – João de Sousa Lima
Participação de dois outros escritores
9h40 às 10h – debate – perguntas.
10h às 11h – Auditório do Memorial Chesf
Palestra, recital e lançamento do livro “O galope de Ulisses” do poeta José Inácio Vieira de Melo, de Feira de Santana, com participação do SESC – Ler Paulo Afonso.
14h às 14h40 – Mesa Redonda 2 – Auditório do Memorial Chesf
Tema: A Chesf e o desenvolvimento regional (ou O Nordeste antes e depois da Chesf)
Palestrante – Antônio Galdino da Silva
Participação de dois outros escritores
14h40 às 15h – debate – perguntas.
15h às 15h40 – Mesa Redonda 3 – Auditório do Memorial Chesf
Tema: Delmiro Gouveia, o desenvolvimento e a educação no sertão nordestino.
Palestrante – Professor Edvaldo Nascimento – Participação de dois outros escritores 15h50 às 16h10 – debate – perguntas.
Dia 7 de Novembro – Auditório do Memorial Chesf
9h às 9h40 – Mesa Redonda 4
Tema: A palavra, instrumento do escritor e a Reforma Ortográfica Brasileira
Palestrante – Professor Francisco Araújo Filho
Participação de dois outros escritores
9h40 às 10h – debate – perguntas.
14h30 – Solenidade de encerramento; Certificação
15h às 16h30 – Na Mala do Poeta especial – apresentação Jotalunas.